Seguidores

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Reforma protestante para Crianças...

DINÂMICA/QUEBRA-GELO: Fé em ação Como fazer: Colocar três copos com água sobre a mesa. Pegar três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem (tipo “Sonrisal”). Colocar o primeiro comprimido ainda com a embalagem ao lado do primeiro copo com água. Colocar o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas ainda com a embalagem. Por fim, retirar o terceiro comprimido da embalagem e colocá-lo dentro do terceiro copo com água. Pedir que as crianças digam o que observaram. Explicar que o comprimido representa uma pessoa, a embalagem representa o pecado e o copo com água representa a vida com Deus. No primeiro caso temos uma pessoa sem fé, que vive presa ao pecado e não quer viver com Deus. No segundo caso, a pessoa até quer viver com Deus, mas ela não tem fé suficiente para largar o pecado e, por isso, não consegue ter um relacionamento verdadeiro com o Senhor. No terceiro caso, temos um exemplo de fé e de entrega ao Salvador, pois a pessoa largou o pecado e escolheu viver com Deus. E vocês crianças? Qual a escolha de vocês?

LOUVOR: “Eu preciso de você, você precisa de mim”; “Minha pequena luz”

FALANDO A VERDADE: (Recursos visuais: imagem de Martinho Lutero; cartaz com o texto bíblico de Romanos 1:16 e 17; placas com os nomes dos princípios da Reforma Protestante em latim e em português: sola fide (somente a fé), sola scripture (somente a Escritura), solus Christus (somente Cristo), sola gratia (somente a graça), soli Deo gloria (glória somente a Deus).
Na semana passada aprendemos que houve uma época em que a maioria das pessoas não lia a Bíblia, pois apenas os padres e os bispos tinham acesso à Palavra de Deus. Assim, muitas coisas erradas eram ensinadas como se fossem verdades bíblicas. Mas alguém temente a Deus leu a Bíblia, descobriu essas mentiras e lutou para que a verdade fosse ensinada. Se lembram do nome desse homem? Martinho Lutero! (Mostre a imagem desse cristão). Ele iniciou um movimento chamado de Reforma Protestante. Querem saber o que é Reforma Protestante? Vamos pensar no significado dessas palavras.
Quem aqui já ouviu alguém dizer assim: “Essa casa precisa de uma reforma”? O que isso quer dizer? (Deixe as crianças expressarem suas opiniões até chegarem ao conceito de reforma). A palavra '‘reforma’' significa corrigir, consertar, renovar, ou seja, dar nova forma a alguma coisa. Já a palavra '‘protestante’' se refere àquela pessoa que reclama de alguma coisa. Vocês já viram pessoas protestando contra a corrupção ou contra a violência, por exemplo? Quando as pessoas protestam contra algo, elas estão reclamando de alguma coisa com a qual não concordam. Será que vocês já conseguiram compreender o que significa Reforma Protestante? (Ouça as respostas das crianças com atenção). A Reforma Protestante foi o movimento de renovação da Igreja liderado por Martinho Lutero. Esse movimento protestou contra os falsos ensinamentos e permitiu que a Palavra de Deus chegasse às pessoas. A Reforma Protestante foi responsável pela criação de várias igrejas não dominadas pelo Papa. Agora que vocês já compreenderam o significado de Reforma Protestante, precisam aprender que esse movimento se baseou em 5 pontos principais (princípios fundamentais) que são importantíssimos para a nossa vida cristã. Vamos descobrir que princípios são esses? (Leia com as crianças cada uma das placas com os nomes dos princípios da Reforma Protestante em latim e em português). A cada semana aprenderemos sobre um desses princípios. Que legal! Hoje estudaremos o sola fide (somente a fé). Vamos ler juntos o texto bíblico que está escrito nesse cartaz? (Mostre o cartaz com o texto de Romanos 1:16 e 17 e leia-o com as crianças). A palavra de Deus nos diz que o justo viverá pela fé. Todo ser humano está debaixo do pecado e o salário do pecado é a morte. Não existe forma de se livrar do pecado por meio de caridade, nem por meio de promessas, nem por meio de sacrifícios e nem por meio de qualquer outra coisa, a não ser por meio da morte de Jesus Cristo na cruz. Precisamos ter fé de que somente Jesus (e nada mais) tem poder para salvar. A salvação nos garante vida eterna com Deus. Quando temos Jesus como Salvador nos tornamos justos e passamos a viver pela fé. Aleluia!
A VERDADE É PARA VOCÊ TAMBÉM: Se você for uma criança muito boa, será salva pela sua bondade? Ou você, por ser criança, não precisa ser salva porque não tem pecado? (Ouça os que as crianças têm a dizer sobre essas perguntas).
 Todos nós somos pecadores e precisamos da salvação que somente Jesus Cristo pode dar.
Até mesmo as criancinhas são pecadoras e precisam ser salvas. Não existe alguém bom o suficiente para dizer que será salvo pela sua bondade.
Não existe outra forma de alcançarmos a salvação senão por meio de Cristo e devemos ter fé nessa verdade: somente Jesus Cristo salva o pecador.
Se você já recebeu Jesus como seu Senhor e Salvador, precisa ser uma nova criatura, ou seja, uma nova pessoa.
Você não pode viver no pecado e longe de Deus.
Se lembram do que aprendemos na dinâmica de hoje? Aquele que tem fé em Cristo larga o pecado e vive com Deus. Se você tem pecado, arrependa-se e peça o perdão e a ajuda de Deus. Ele lhe dará forças para deixar de pecar. Se você ainda não tem Cristo como seu Senhor e Salvador, mas deseja recebê-lo agora em seu coração e se tornar uma nova criatura, vamos orar por você. No decorrer dessa semana, exercitem sua fé. Apresentem a Deus os problemas que vocês, seus familiares e seus amiguinhos têm enfrentado. Ele se preocupa muito com vocês. Contem para Ele quais as suas necessidades. Orem pelo pastor Abigail, pela pastora Nair, pela liderança da nossa igreja, pelos nossos irmãos na fé e por aqueles que ainda não acreditam em Deus. Orem pelo Brasil e pelos outros países. Peçam por milagres. Vocês verão coisas incríveis acontecerem, pois a palavra de Deus diz que tudo é possível ao que crê (Marcos 9:23). Na próxima semana, estudaremos mais um dos 5 princípios fundamentais da Reforma Protestante. Não faltem!
                                                                                                                     Dca Gisselle Silvania Alves
Fonte: http://www.ministeriofama.org/portal/estudos-do-ide/408-principios-fundamentais-da-reforma-protestante-para-criancas
Postar um comentário