Seguidores

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Primários: Lição 09- Sirvo a um Deus que me dá força! (Neemias)

Leitura Bíblica: Neemias 2.1-20;6.15,16
 Objetivo: Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que Deus nos auxilia nas mais difíceis tarefas que temos de fazer. Ele sempre está conosco para nos ajudar.
 Frase do dia... Deus me concede forças para servi-lo
Memória em ação: “... A alegria que o SENHOR dá fará com que vocês fiquem fortes.”  Neemias 8:10 
Explorando a Bíblia
Hoje vamos falar de um homem muito legal. A história dele está na Bíblia, mas é muito raro a gente ouvir falar dele! Mas ele fez algo muito importante. Ele reconstruiu as muralhas de segurança da cidade de Jerusalém. Vocês se lembram de Jerusalém, a cidade que Jesus encerrou o seu ministério de evangelização?
 O nome do homem que também ajudou a reconstruir aquela cidade, bem antes de Jesus nascer, é Ne-e-mias! Ne-e-mias! Isso mesmo! Neemias. Quem conhece Neemias aí levanta a mão!
Pois agora eu gostaria que vocês prestassem atenção. Neemias significa “Deus Consola”. Agora quero ver se tem alguém esperto aí na sala! Vocês sabem quem é o consolador que está entre nós? Isso mesmo. O Espírito Santo. E o nome Neemias significa justamente que Deus consola. Ele era copeiro do Rei.
 Copeiro do rei é o que serve o vinho do rei, e bebe o vinho para ver se ele está com veneno par depois dar para o Rei. E o Rei da Babilônia que Neemias servia se chamava Artaxerxes!  Esse Rei viu o Neemias muito triste, e perguntou para o Neemias por que ele estava tão triste, se ele não estava doente. Neemias respondeu que lá na sua terra chamada Jerusalém havia muitas coisas ruins. As pessoas não cultuavam Deus como antes e nem prosperavam. É claro que, antes deles, foram outras pessoas de bem lá em Jerusalém para restaurar. Esdras, Zorobabel e Jesua, que troxeram de volta o povo de Israel no cativeiro da Babilônia, que foi onde Deus deixou o povo de Israel de castigo. Mas ainda tinha mais um monte de coisa para restaurar.
 E olha que Neemias vivia muito bem lá junto com o rei persa Artaxerxes, o rei da Babilônia que era o poderoso daquela época. Neemias era uma espécie de funcionário público que ganhava muito dinheiro. Mas ele não ligou para dinheiro nem para posição! Ele quis mesmo era restaurar o lugar de culto para Deus e deixar aquela cidade bem bonita. E ele na hora que o rei Artaxerxes perguntou o porquê de ele está triste, na cabeça do Neemias já estava tudo preparado. Todos os cálculos sobre a construção estavam planejados. Tem gente que não calcula nada antes, e faz tudo relaxadamente. Sabe quando a gente faz o dever de qualquer maneira? Então.
 Mas Neemias não era assim! Ele planejou tudo antes de falar com o Rei, pois ele tinha a plena certeza que o Rei iria deixar ele ir à sua terra para reconstruí-la. E dizem que enquanto ele servia o vinho no copo do rei, antes de falar que queria voltar para Jerusalém ele orava. Quem ora antes de fazer qualquer coisa aí? Ah bom! Vocês têm mesmo que orar! Qualquer coisa sai melhor se a agente ora antes de fazer. É claro que vocês têm que estudar, mas é sempre bom orar antes das provas. Imagina se o papai e a mamãe de vocês não orassem antes de casar para saber se ela seria pessoa certa. Eles iam ter um encravo dentro de casa chateando vocês o tempo todo. Mas ainda bem que não é o caso de vocês, né, meus amiguinhos, pois eu sei que os pais de vocês oram sempre. Bom, e aí, Neemias voltou para sua terra, e viu que Jerusalém estava toda destruída. Por alguns lugares ele nem conseguia passar com seu cavalo. Ele ficou muito triste, mas não desanimou. Ele foi em frente! Chamou pessoas que queriam ajudá-lo e pôs as mãos na massa.
 Não, ele não foi comer pizza não! Por mãos na massa quer dizer que ele começou a trabalhar. Só que havia uns três homens que eram muito poderosos e gostavam de atrapalhar a reconstrução de Jerusalém. O nome deles era Tobias, Sambalate e Gesém. Eles eram governantes das terras que cercavam Jerusalém. Vocês devem ter ouvido falar de Sambalate! É, quando alguém está querendo realizar algum projeto e acha que tem algumas pessoas com inveja, colocam culpa de o projeto não se realizar. E esses três, Tobias, Sambalate e Gesém, além de não ajudarem, ainda ficavam mandando umas piadinhas para atrapalhar a construção. Sabe quando a gente quer construir um novo templo e um monte de gente fica falando mal porque não gosta de ver a obra de Deus crescer. Então, foi assim que aconteceu lá naquela época de Neemias. Enquanto ele construía, esses três atrapalhavam, a ponto de um dia mandarem ameaçar todo mundo e até subornou algumas pessoas.
 Neemias, com muita coragem e criatividade, não fugiu e ainda colocou armas nas mãos do povo de Jerusalém que ajudavam na construção Eles trabalhavam com uma pá na mão e uma arma na outra mão, caso tivessem que se defender. Sabe quando vocês estudaram e, além de ter que prestar atenção na prova, vocês têm que proteger com a mão a prova para o coleguinha que não estudou não colar. Foi a mesma coisa. Algumas pessoas podem achar que usar armas é errado mas em casa da defesa da nação a gente pode usar armas. Neemias também animava o povo dizendo que o êxito da obra viria de Deus. É claro que muita gente ajudou: dois governadores importantes, os sacerdotes, que foram os primeiros a colocar a mão na massa, e mais um montão de gente. Só um pessoal rico de uma cidade chamada Tecoa que ficou de braços cruzados sem ajudar. Mas nem todo mundo nos ajuda quando a gente precisa, não é?
 Neemias contou com a ajuda mais importante que era ajuda de Deus! Deus nunca abandonou Neemias nessa grande obra. E Neemias não fazia nada antes de orar. Ele reconstruiu tudinho, tudinho, e voltou para a terra onde ele trabalhava, onde o povo de Israel estava cativo. E depois, ele voltou de novo para Jerusalém. Vocês sabiam que o povo estava tão desacostumado a fazer a vontade de Deus que fez um quarto no pátio da Casa de Deus para Tobias. É, aquele Tobias que falava mal da construção, e fazia tudo para atrapalhar, ia ficar no bem bom depois que a obra ficou pronta. Em todo lugar é assim. Todo mundo reclama da sujeira e do trabalho da construção, mas quando a obra fica pronta, todo mundo quer aproveitar, tirar foto, falar que foi o primeiro a dar força. Geralmente acontece isso na construção de igrejas, como o Templo de Jerusalém da época de Neemias.
 Mas não foi só isso que aconteceu não. Ele e Esdras, o amigo dele, disseram que o povo estava caindo em pecado por ter se misturado com mulheres de outros povos, às vezes por questões políticas. Ué, vocês não sabem o que é política. Ih, é uma coisa que os adultos complicam tanto... Bom, vou explicar mais ou menos para vocês. Se vocês quiserem um favor para um amiguinho de vocês, peçam sem oferecer nada em troca. Isso é uma boa política. Às vezes a gente tem que pedir mesmo, pois nós precisamos um dos outros. Mas se vocês oferecerem alguma coisa em troca, vocês vão estar fazendo politicagem. E os homens adultos estragam a política fazendo politicagem. Sabe aquele homem mau chamado Sambalate.
Ele estava no meio do povo de Jerusalém, atrapalhando a obra e fazendo aquelas maldades porque casou a filha dela com o sacerdote Eliasibe, que era o líder religioso daquela época.
 Bom, Neemias reformou aquilo que estava errado em sua terra, mas era necessária uma reforma constante, feita o tempo todo, pois a sociedade é feita de homens falhos e precisa o tempo todo de reforma.. Foi assim que Neemias fez. Reformava um pouco aqui, e o povo errava lá. Aí, Neemias reformava lá, e o povo errava acolá, mas Neemias nunca desanimou e sempre reformou. Ele foi uma pessoa usada por Deus para nos mostrar que nunca devemos desistir.
Quem gostaria de ajudar as pessoas a prestar o culto certo a Deus?
Recursos Visuais:






Trabalhinhos para colorir:























6 comentários: