Seguidores

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Jogral : Natal não é noite para dormir

Desenvolvimento:

Luzes apagadas.

Cada integrante entra, com sua vela acesa e se dirige para o altar. Quando a primeira pessoa chega até o meio a outra começa a entrar bem devagar. Quando a segunda pessoa chegou no meio a outra já começa a entrar e assim por diante.

Quando cada pessoa chega até a frente, ajuda os que já estão lá a dizerem a frase: Não! Natal não é noite para dormir despreocupado. Depois fala seu texto e no que terminou de falar apaga a vela.

Depois que todas as pessoas falaram e as velas já estão apagadas, as pessoas falam a seguinte frase: Não! Natal não é noite para dormir despreocupado.

Acende-se só a luz da frente para que se cante o hino: Como hei de receber-te (gravação ou grupo de canto).

Cada qual fala seu texto ao acender sua vela.

Quando todas as velas estão acesas ligar a luz.

Todas falam: Sim Natal é noite de luz e alegria.

Hino: Porque a luz brilhou nas velas.

Enquanto isso todos acendem as velas do pinheirinho.



TEXTO

Não! Natal não é noite para dormir despreocupado.

1 - Natal é noite para se lembrar que … Muitas pessoas não tem Natal, nem dinheiro para comprar comida. Não tem casa para morar e nem terra para trabalhar. Dormem nas ruas, em barracos de papelão e vêem de longe a festa dos outros. Enquanto uns esbanjam, outros passam fome.

1 e 2 - Não! Natal não é noite para dormir despreocupado.

2 - Natal é noite para lembrar que … Muitos jovens andam sem rumo. Buscam a felicidade na ilusão, nas amizades por interesse no divertimento que não traz felicidade, nas drogas, no álcool e em outros vícios.

1 a 3 - Não! Natal não é noite para dormir despreocupado.

3 - Natal é noite para lembrar que … Muitos estão longe de suas famílias e não podem celebrar o Natal. Porque estão doentes nos hospitais e não são visitados, ou não podem se visitar por causa de brigas na família. Outros, nem família têm para celebrar o Natal.

1 a 4 - Não! Natal não é noite para dormir despreocupado.

4 - Natal é noite para lembrar que … Muitos estão tristes por muitos motivos. Alguns perderam familiares e se encontram enlutados. Outros tem pessoas doentes na família. A falta de ânimo que muitos de nós temos de ajudar essas pessoas e consolá-los deixa neles muitas feridas abertas que doem e sangram lentamente.

1 a 5 - Não! Natal não é noite para dormir despreocupado.

5 - Natal é noite para lembrar que … Muitos tem uma vida muito sofrida e não encontram mais vontade para buscar esperanças no futuro, se acomodam. Quantos não buscam consolo na cachaça. Querem fugir da realidade porque se cansaram de lutar.

1 a 6 - Não! Natal não é noite para dormir despreocupado.

6 - Natal é noite para lembrar que … Muitas crianças vão ver outras tantas crianças recebendo presentes caros e vão se perguntar: por que uns ganham mais e outros menos? Quantos adultos acham que Natal é só para dar presentes e não explicam para as crianças o verdadeiro sentido do Natal?

1 a 7 - Não! Natal não é noite para dormir despreocupado.

7 - Natal é noite para lembrar que … Muitas crianças ainda nascem nas estrebarias do mundo, nas ruas, longe dos hospitais ou nos corredores destes. Quantas crianças são obrigados a dormir nas coxeiras de vaca do mundo, nos asfaltos, nos barracos em meio ao papelão?

1 a 8 - Não! Natal não é noite para dormir despreocupado.

8 - Natal é noite para lembrar que … Muitos idosos estão abandonados nos asilos e não são visitados pelos familiares. Quantos casais passam o Natal sem se conversar? Muitas famílias estão brigadas. Muitas pessoas buscam alguém para conversar e ninguém lhes dá atenção. Tantas pessoas falam de amor nesta noite e no dia-a-dia não o vivem.

1 a 9 - Não! Natal não é noite para dormir despreocupado.

9 - Natal é noite para lembrar que … O mesmo Cristo que nasceu nesta noite teve uma vida dura. Nasceu pobre em uma estrebaria. Ele foi rejeitado pelos que se achavam importantes, pelos ricos e pelos governantes. Foi preso, maltratado, crucificado e morto porque o que ele ensinava e fazia tocava o coração das pessoas e incomodava o sistema.

Todos - Não! Natal não é noite para dormir despreocupado.

10 - Natal é noite para lembrar que … Toda vez que desprezamos alguém que passa por algum tipo de necessidade desprezamos à Cristo. Como receberemos o menino Jesus se não vivermos a nossa fé? Cristo nos convida para andar na Sua luz, parar e pensar mais nas outras pessoas e repartir do pouco que temos com os que nada tem. Repartir pão, Saúde, justiça e amor.

Todos - Não! Natal não é noite para dormir despreocupado.



(Ascende-se somente a luz da frente para o grupo ou coral cantar o hino: Como hei de receber-te. HPD 1)

DESLIGA-SE A LUZ

Todos - Sim Natal é noite de luz e alegria.

1 - (Acende a sua vela) Natal é noite de festa e de alegria porque … Ainda existem pessoas que ajudam os que não tem alimento. Acolhem os que não tem casa e nem terra para plantar. Gritam contra a injustiça. Sabem o que é repartir.

Todos - Sim Natal é noite de luz e alegria.

2 - (Acende a sua vela) Natal é noite de festa e de alegria porque … Ainda existem pessoas que sabem dar a mão para os jovens que andam sem rumo. Mostram para eles o caminho da verdadeira felicidade em Cristo Jesus. Não fazem amizades por interesse, mas são companheiros de verdade. Sabem que as drogas e o álcool não trazem felicidade e são só ilusão.

Todos - Sim Natal é noite de luz e alegria.

3 - (Acende a sua vela) Natal é noite de festa e de alegria porque … Familiares se visitam, celebram o Natal juntos. Aqueles que estão no hospital são visitados. Quem está brigado é convidado a fazer as pazes e um clima de alegria enche os lares das pessoas. Os que não tem família são convidados para festejar o Natal com os amigos.

Todos - Sim Natal é noite de luz e alegria.

4 - (Acende a sua vela) Natal é noite de festa e de alegria porque … Os enlutados lembram os bons momentos que passaram com seus ente queridos. Os doentes ganham forças vendo a alegria de todos. Somos convidados a sarar a ferida dos outros, consolar, ajudar.

Todos - Sim Natal é noite de luz e alegria.

5 - (Acende a sua vela) Natal é noite de festa e de alegria porque … Com o Natal somos animados a buscar esperanças no futuro e forças para lutar. Aprendemos que não precisamos de bebidas alcoólicas, pois a verdadeira felicidade está na alegria que nasce em nós neste Natal.

Todos - Sim Natal é noite de luz e alegria.

6 - (Acende a sua vela) Natal é noite de festa e de alegria porque … Muitas crianças vão receber de presente um carrinho de madeira feito pelo pai, ou uma boneca de pano feita pela mãe, vão receber o carinho que os brinquedos eletrônicos não dão. Natal não é uma festa para dar e receber presentes. Natal é uma festa de amor!

Todos - Sim Natal é noite de luz e alegria.

7 - (Acende a sua vela) Natal é noite de festa e de alegria porque … Apesar de muitas crianças estarem nascendo e vivendo nas ruas e barracos, ainda existem pessoas que se preocupam com elas.

Todos - Sim Natal é noite de luz e alegria.

8 - (Acende a sua vela) Natal é noite de festa e de alegria porque … Os idosos são visitados nos asilos. As pessoas conversam alegremente em suas casas. As famílias brigadas fazem as pazes. Os que não tem com quem conversar recebem visitas. Nesta noite somos convidados a viver o amor.

Todos - Sim Natal é noite de luz e alegria.

9 - (Acende a sua vela) Natal é noite de festa e de alegria porque … Cristo nasce e vive como um de nós, fica ao nosso lado como um grande amigo e companheiro. Cura os doentes, ajuda os necessitados, nos ensina a amar aos outros e ajudar os necessitados. Toca o nosso coração mostrando as coisas que precisam ser mudadas neste mundo de injustiças.

Todos - Sim Natal é noite de luz e alegria.

10 - (Acende a sua vela) Natal é noite de festa e de alegria porque … Nasce uma pequena criança, frágil e meiga. É Deus que se faz menino para nos mostrar o seu caminho. Deus nos convida para repartir pão, Saúde, justiça e amor. Nasce o nosso Deus que ilumina o nosso caminho nos convidando para vivermos como crianças amando nos uns aos outros.

(iluminar o ambiente e cantar um hino. Enquanto se canta o hino, os integrantes do jogral ascendem, com as suas velas, as velas do pinheirinho e do altar).

(Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário