Seguidores

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Lição 13-Juniores: Céu e inferno



QUANTO CUSTA CHEGAR AO CÉU?

Salmos 49:8 “Pois a redenção de sua alma é caríssima...”
Quando se fala sobre o céu percebe-se que todas as pessoas desejam ir para lá e se esforçam para que possam alcançá-lo. Mas, quem poderá chegar lá e como fará isso, qual o preço a ser pago?
DEUS
Deus é uma pessoa, o Todo-Poderoso, o Supremo criador do céu e da terra e de tudo o que neles há. Ele é auto-existente, portanto, ninguém criou Deus. Ele tem vida em si mesmo. É eterno, santo, imutável e tudo o que faz é perfeito. Gênesis 17:1 “...Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda na minha presença e sê perfeito”
HOMEM
O homem é um ser criado por Deus do pó da terra, ele recebeu o espírito de Deus, o fôlego da vida. Deus criou o homem no sexto dia da criação e o criou para ser eterno como Ele mesmo é e para adorar e servir a Deus por toda eternidade vivendo na presença de Deus. Deus criou o homem com inteligência, vontade e emoção. Criou também a mulher para ser a companheira do homem. Deus se alegrou com a criação humana e tinha plena comunhão com o homem, falava com ele todos os dias quando estavam no Jardim no Éden. Gênesis 3:8 “E ouviram a voz do Senhor Deus que passeava no jardim pela viração do dia...”
SATANÁS - DIABO
Ele foi um querubim, um anjo criado por Deus, porém, ele se rebelou contra Deus e foi expulso do céu. Ele quis ser Deus, tomar o lugar que pertence somente a Deus. Agora ele é inimigo de Deus e quer destruir tudo o que Deus fez, pois ele não faz outra coisa senão roubar, matar e destruir. Ele é o enganador e seu desejo é separar o homem de Deus. Apocalipse 12:9 “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo e Satanás, que engana todo mundo...”
PECADO
O pecado teve início no coração do anjo rebelde, agora satanás. Pecado é errar o alvo, é não fazer a vontade de Deus, é mudar o bem que Deus fez em mau. Satanás sendo inimigo de Deus, mas não podendo nada contra Ele levou o homem a PECAR, fazendo-o desobedecer a ordem de Deus e por isso, todos são pecadores, herdeiros do pecado de Adão. Romanos 3:23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus”
A BÍBLIA
A Bíblia é a Palavra de Deus, é a instrução de Deus para todas as pessoas, é a revelação de Deus ao homem. Ele revela quem Deus é, o que Ele fez, faz e o que vai fazer. Ela revela ao homem a sua condição e o que fazer para mudar de vida. É um livro perfeito, sem erros, escrito por homens que foram inspirados por Deus. Homens que fizeram a vontade de Deus e escolheram viver para Ele. II Timóteo 3:16 “Toda Escritura (Bíblia) é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”
O HOMEM DEPOIS DO PECADO
O homem, quando ainda não havia pecado, tinha plena comunhão com Deus, mas após pecar, ele quebrou esta comunhão, pois Deus é Santo e não pode estar com o pecado. O pecado separou o homem de Deus. O pecado gerou a morte e fez do homem um ser finito e separado de Deus. O pecado passou a todos os homens, portanto, todos nascem no pecado e separados de Deus. Agora há um abismo entre Deus e o homem, uma barreira chamada PECADO. Isaias 59:2 “Mas as vossas iniqüidades (pecado) fazem separação entre vós e o vosso Deus...”
O CÉU
O céu é o local da habitação de Deus e seus anjos, um lugar maravilhoso e onde o pecado não pode entrar. Para estar no céu é preciso ser limpo de todo pecado, é preciso ser santo, separado deste mundo deste mundo corrompido e cheio de maldade. Salmos 11:4 “O Senhor está no seu templo, o trono do Senhor está nos céus...”
O INFERNO
O inferno foi criado para o diabo e seus anjos, não foi criado para o homem. É um local onde os seus habitantes passarão a eternidade em tormentos e tristezas, é um local de solidão absoluta, é um local terrível para punição pelo pecado. Ele não foi criado para o homem, porém o pecado cometido por ele o tornou indigno do céu e, portanto, com destino ao inferno.Mateus 25:41 “...Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno (inferno), preparado para o diabo e seus anjos”
COMO CHEGAR AO CÉU
Sendo o céu um lugar para os santos, aqueles em quem não há pecado, então, como o homem pecador poderá chegar lá? Como poderá ser limpo de seu pecado? Suas atitudes de bondade poderão limpá-lo do pecado? Deus é santo e justo, não tem o pecador por inocente e o salário do pecado é a morte, então, como o homem pecador pode se justificar diante de Deus? Qual o preço a ser pago? Poderia um homem por mais rico que seja comprar um lugar no céu? A entrada no céu é caríssima, nem toda fortuna do mundo poderia comprá-lo, porém Deus providenciou ao homem pecador a entrada no céu, não por seus esforços, mas pela GRAÇA de Deus. Efésios 2:8-9 “Porque pela graça (favor imerecido) sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”
JESUS CRISTO
Ele e somente Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o Homem Perfeito que morreu na cruz do calvário para levar de volta a Deus o homem pecador. Somente o seu sangue pode purificar o homem de seu pecado. Ele é o caminho para o céu. Seu sangue é o preço para sua entrada no céu. Ele é o único capaz de quebrar a barreira que separa o homem de Deus. Hebreus 9:22 “...E sem derramamento de sangue não há remissão(perdão)”
SUA ESCOLHA

Deus providenciou a sua ida ao céu dando seu Filho Jesus Cristo para remi-lo do pecado. Jesus Cristo ressuscitou ao terceiro dia e agora vive para todo sempre. Ele deu sua vida em resgate do todo aquele que crê, não importa quem seja: rico, pobre, seja qual for a condição ou nação, Ele quer que todos sejam salvos, mas ao homem pertence a decisão, a escolha. É você quem escolhe ir ao céu e não precisa pagar nada por isso, apenas reconhecer que é um pecador e que Jesus Cristo é o único caminho para ir ao céu. O que você vai escolher?. João 14:6 “...Eu sou o caminho...ninguém vem ao Pai (céu) senão por mim”.

Luzia Regis - email: lureoliv@ig.com.br
Fonte: http://ibdtkids.blogspot.com.br/
Postar um comentário