Seguidores

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Lição 03-Juniores (Débora)

Sabe tudo!!!
Leitura Bíblica: Juízes 4 e 5


Meu objetivo hoje é...
Destacar a sabedoria de Débora.

Versículo-chave:
"A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras."
(Provérbios 3.16)

Débora foi uma juíza descrita no livro de Juízes do Antigo Testamento, e que teria liderado os israelitas contra o domínio de Canaã, por volta do século XII a.C..
É a única mulher das Escrituras que alcançou um cargo político pelo seu próprio povo. Sua origem parece ser simples, pois o texto bíblico a menciona como esposa de Lapidote e que prestava atendimento como profetisa debaixo das palmeiras. Numa nação sedenta de espiritualidade, caracterizada pela rejeição de Deus e por uma determinação entre o povo de cada um agir a seu próprio modo.
Débora foi, antes de tudo, uma conselheira,ao demonstrar sua liderança à sombra de uma palmeira próxima à sua casa, discutindo e sugerindo soluções para pessoas com problemas.



Foi quando percebeu que o povo israelita, após apostatar da fé e seguir outros deuses, estava sofrendo ataques e perdendo batalhas para os povos inimigos nas regiões circunvizinhas. Deus então despertou Débora para orar e interceder “como mãe” pelo seu povo em busca de avivamento e retorno da fé ao Deus verdadeiro. Por conta disso, após as orações de Débora, Deus reverteu a situação e mudou os rumos dos acontecimentos.




Postar um comentário