Seguidores

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Gideão!!!

Os israelitas tinham sofrido sete anos de opressão. Todos os anos, os midianitas, os amalequitas e os povos do Oriente invadiam seu território com um grande exército e destruíam suas seáras e seu gado.



E não deixavam mantimentos em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. Eles vinham em grande número e entravam na terra para a destruir. O povo escolhido de Deus, estava sofrendo por causa de seu próprio pecado, buscava refúgio em cavernas e se escondia do inimigo.



Israel se enfraqueceu muito por causa dos midianitas, e o povo clamou ao senhor.



Então apareceu um anjo do Senhor e falou para Gideão que ele iria livrar o povo de Israel dos midianitas.



Naquela mesma noite, disse o Senhor a Gidão que derrubasse o altar de Baal.



Gideão fez tudo o que Deus tinha ordenado. Mas ele ainda duvidava e pediu um sinal a Deus: Óh Deus, se quiser que seja eu quem vá lutar, vou colocar um pouco de lã no lugar onde malhamos o trigo, se de manhã o orvalho tiver molhado somente a lã, e o chão em volta dela estiver seco, então poderei ficar certo de que o Senhor me usará para libertar Israel.

Na manhã seguinte Gideão se levantou, espremeu a lã, e dela saiu água.
Então ele pediu a Deus: Não fiques zangado comigo Senhor, mas desta vêz faça o contrário: que a lã fique seca e o chão molhado!" E Deus fez assim naquela noite. A lã ficou seca, e o chão em volta ficou coberto de orvalho.


Gideão, convencido de que Deus estava com ele mesmo, convocou todos os israelitas.

Mas o Senhor disse: - Você tem pessoas demais, e poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda. Mande embora pra casa, aqueles que estiverem com medo. E vinte e dois mil homens voltaram, ficando apenas dez mil.

E Deus disse: - Ainda há gente demais. Leve todos até as águas, todos os homens que lamberem a água com a língua, devem ser separados dos que se ajoelharem para bebêr. Trezentos homens colocaram água nas mãos e lamberam. Todos os outros se ajoelharam para beber.

Aí o Senhor disse a Gideão: É Com estes trezentos homens que lamberam a água, que Eu libertarei vocês e lhes darei a vitória sobre os midianitas.



Naquela mesma noite disse o Senhor a Gideão: Se levante Gideão, e desce contra o arraial, porque eu o entregarei nas tuas mãos.

Mas se você ainda tem medo de descer, vai com o teu moço ao arraial, lá você ouvirá o que eles dizem, e sua coragem crescerá. Então desceu ele com e seu moço até o posto avançado das sentinelas do arraial.

No momento em que Gideão chegou, um homem estava contando ao seu companheiro um sonho, e dizia: Eu tive um sonho; eis que um pão de cevada vinha rolando sobre o arraial dos midianitas e, chegando a uma tenda, bateu nela e a derrubou, virando-a de cima para baixo, e ela ficou estendida por terra. E o seu companheiro falou: Isso não é outra coisa senão a espada de Gideão,o israelita. Na sua mão Deus entregou Midiã e todo este arraial. Quando Gideão ouviu a narração do sonho e a sua interpretação, adorou a Deus.



Voltando ao arraial de Israel, disse: Levantai-vos, porque o Senhor entregou nas nossas mãos o arraial dos Midianitas.

Gideão dividiu os trezentos homens em três grupos e deu a cada homem uma corneta de chifre de carneiro e um jarro com uma tocha dentro. E disse: Quando eu chegar perto do acampamento inimigo, façam o que eu fizer.


Quando chegaram bem perto do acampamento, tocaram as cornetas, quebraram os jarros e gritaram: A espada do Senhor e de Gideão! Enquanto os trezentos homens tocavam as cornetas, Deus fez com que os homens do acampamento atacassem uns aos outros com as suas espadas. Os midianitas foram derrotados pelos israelitas. E a terra ficou em paz durante quarenta anos enquanto Gideão viveu.



Aplicação:
Gideão, antes de receber a vitória do Senhor, teve que destruir o deus Baal, (que os israelitas adoravam), sacrificar um animal e construir um altar a Deus! Se você quiser ser ajudado por Deus e ser vitorioso tem que se consagrar, deixar de praticar tudo aquilo que não agrada a Deus e separar tempo para a oração e para lêr a bíblia, e o Senhor te ajudará a vencer as dificuldades !

Gideo foi um homem valente porque Deus estava com ele. Criança valente não é aquela que bate em todo o mundo, porque uma hora ela vai se dar mal, ela vai acabar encontrando alguém mais forte que ela e vai apanhar! A criança valente é aquela que confia no Senhor! Porque o Senhor é maior que tudo e todos, e pode nos ajudar em todas as situações difíceis!

Postar um comentário