Seguidores

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

DIA DA BÌBLIA: A Divisão da Bíblia em: Antigo e Novo Testamento




Alguém tem idéia de quantos livros têm a Bíblia? (Dê um tempos para as crianças pensarem) 
Ela é composta de 66 livros, e estão divididos em duas partes: Antigo Testamento, que é a parte mais antiga da Bíblia, escrito antes do nascimento de Jesus e contém 39 livros, e o Novo Testamento que é composto de 27 livros. Vocês vão encontrar o Antigo Testamento no começo da sua Bíblia. 
O primeiro livro do Antigo Testamento é Gênesis. (Encontrem Gênesis 1:1 e marquem o lugar em que ele está.) 
O último livro é Malaquias. (Encontre Malaquias 4:6). 
Professor, mostre a grossura de Gênesis a Malaquias na sua Bíblia. 
Vejam que grande parte da Bíblia está no Antigo Testamento. 
Os últimos 27 livros são chamados de Novo Testamento. 
O Novo Testamento começa com o Livro de Mateus e vai até o Livro de Apocalipse. (Mostre essa parte.) 
Estes livros contam sobre a vinda de Jesus ao mundo e o que aconteceu depois disso. O último livro do Novo Testamento nos diz o que acontecerá no fim dos tempos.


E mais: a divisão da Bíblia não pára por aí não! 
O Antigo Testamento ainda é subdividido em cinco conjuntos de livros: os livros da Lei com cinco livros, os históricos com 12 livros, os poéticos que contêm cinco livros, os proféticos maiores com cinco livros e os proféticos menores que trazem 12 livros. Viram como toda a Bíblia é organizada? Vamos ver quais são esses livros?


Os cinco primeiros livros da Bíblia são chamados de Livros da Lei que são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Foram escritos por Moisés, um homem escolhido por DEUS para tirar o povo da terra do Egito e para escrever essas partes da Bíblia. 
Os livros seguintes são chamados de Livros Históricos. Contém 12 livros também escritos por Moisés. São eles: Josué, Juízes, Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis, 1 Cônicas, 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Eles narram a história do povo de Deus, que foram fiéis e ajudaram o povo a vencer as dificuldades e a se voltar para Deus. 
Os livros Poéticos são cinco: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos. Os livros poéticos são cheios de pensamentos sobre Deus e mostram a sabedoria e as experiências de homens como Jó, Davi e muitos outros. 
Seguindo a nossa aula, após os poéticos vêm os livros dos Profetas Maiores. São chamados assim porque foram escritos por profetas escolhidos por Deus para ensinar ao povo a vontade de Deus. São no total 05: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel. 
Já os profetas menores somam 12 no total: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Eles trazem curtas mensagens que, em sua maioria, anunciavam ao povo que abandonasse o pecado, a idolatria e a desonestidade; também trazem mensagens de bençãos futuras, do amor e misericórdia de Deus. 
No Novo Testamento os 04 primeiros livros são chamados de Evangelhos. 
Evangelho significa as “boas novas”, e esses quatro evangelhos anunciam as boas notícias sobre Jesus. 
O único livro histórico do Novo Testamento é o livro de Atos que conta a história dos primeiros cristãos que, assim que Jesus foi para o céu, saíram falando a mensagem de salvação por todos os lugares, fazendo surgir a igreja de Jesus. 
Os livros seguintes são chamadas Epístolas ou Cartas Paulinas que foram escritas pelo Apóstolo Paulo e são 21 e estão dividas em Cartas Paulinas e Cartas Gerais. 
As Cartas Paulinas são13: Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito e Filemon. Todas essas cartas nos trazem ensinamentos valiosíssimos que nos encorajam a caminhar na fé. 
Existe ainda 8 cartas chamadas de Cartas Gerais que são: Hebreus, Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João e Judas.
 A carta Hebreus foi chamada assim por ter sido escrita para os Hebreus. 
As cartas de Paulo foram escritas para igrejas ou indivíduos específicos, mas as cartas gerais foram escritas para mais de uma igreja ou de uma pessoa. 
Só há um único livro profético no Novo Testamento que é o livro do Apocalipse ou revelação como ele é traduzido. 
Esse livro foi escrito por João. Ele conta de coisas que ainda irão acontecer e de como será a vinda do Senhor Jesus. 
Vamos recapitular em voz alta a ordem dos livros? 
Embora esses livros tivessem sido escritos por homens, Deus vigiou cada palavra que escreveram: “ Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para a correção, para a educação na justiça”. (2 Timóteo 3.16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário