Seguidores

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

SE SUA BÍBLIA FALASSE... Dramatização

(Texto adaptado para dramatização por Iza Paiva de Alvarenga)

PERSONAGENS: Seis crianças trazendo figuras da bíblia em tamanho grande; uma criança trazendo uma outra caracterizada de Bíblia; uma criança ou adolescente para ser o entrevistador.

ENTREVISTADOR: A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela contém ensinamentos que nos fazem viver e crescer. Entretanto, nem sempre a usamos como é devido. Se sua Bíblia falasse, o que ela diria? Nós sabemos que nossas Bíblias não sentem, nem ouvem, mas falam em alto e bom som.
(As seis crianças com as figuras da Bíblia entram enquanto o entrevistador conversa com a igreja)

Vamos conversar com algumas Bíblias que estão aqui:
Entrevistador: - Bom dia, Bíblia.
Bíblia 1: -Bom dia
Entrevistador: -Qual é o seu nome?
Bíblia 1: -Meu nome é "Casa'.
Entrevistador: -Casa? Porque você tem este nome'?
Bíblia 1: -Ah! Eu me chamo assim porque meu dono nunca me leva à Igreja. Ele sempre esquece de mim em casa. Por isso estou sempre triste.
Entrevistador: - Vamos falar com esta outra Bíblia. -Bom dia, Bíblia. Como vai você'?
Bíblia 2: -Mal, muito mal.
Entrevistador: - Por quê?
Bíblia 2: -Porque ninguém abre minhas páginas para ler. Durante toda a semana fico na estante de livros. Se por acaso alguém me abre, acho a luz tão forte, que chego a ter dor nos olhos.
Entrevistador: Aqui está outra Bíblia. -Fale, Bíblia. Você gosta de ir à igreja?
Bíblia 3: -Achooooo.... Não. Eu não gosto de ir à Igreja porque fico esquecida lá a semana toda. Então fico coberta de pó... (sugestão: colocar um pouco de talco na figura e este momento bater com a mão para levantar "poeira"). Sabe? Eu não gosto de ficar sozinha por longo tempo. Que tristeza, meu dono não me lê!
Entrevistador: Sua Bíblia tem esta mesma experiência? (Olha para as outras três Bíblias e fala):
- Que pena! Estas outras Bíblias têm um olhar muito triste também.
Quais são os seus problemas?
Entrevistador: (dirigindo-se a congregação)
- Eu espero que estas não representem a sua Bíblia. (Enquanto está falando entra uma criança trazendo pela mão outra criança caracterizada de Bíblia)
 Bíblia 4: -Meu dono pensa que eu sou almofada. Ele sempre se senta sobre mim.
Entrevistador: E você? (Dirigindo-se à quinta Bíblia)
Bíblia 5: -Eu pertenço a um menino. Quando ele me leva à Igreja, usa-me como se eu fosse uma bola. Eles me jogam e me deixam cair, assim, estou ficando muito gasta.
Entrevistador: E você? (Dirigindo-se à sexta Bíblia) Você certamente tem uma grande história para contar!
Bíblia 6: -Tenho, mas me sinto muito mal. Sinto muitas dores, porque meu dono me usa para bater na cabeça das pessoas. Fiquei muito surpresa quando isto aconteceu pela primeira vez. Com o tempo, como isto vem se repetindo, minhas páginas começaram a cair. Creio que meu dono vai logo jogar-me fora.
Criança: -Esta é a minha Bíblia. Ela é a Palavra de Deus. Através dela Deus fala conosco. Nós precisamos cuidar dela e usá-la com grande respeito. Muitas pessoas não têm o privilégio de ter uma Bíblia. Vamos orar? “Senhor Deus, nós te agradecemos pela Bíblia. Obrigado porque através dela apreendemos a história do teu povo e também a conhecer o teu amor por nós. Em nome de Jesus, amém”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário