Seguidores

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A história da Páscoa












A primeira Páscoa aconteceu lá no Antigo Testamento (Êxodo 12), quando Deus mandou Moisés tirar o seu povo do Egito, pois estavam lá como escravos, e Deus queria que eles voltassem a ser livres.

Antes do povo hebreu partir, cada família deveria preparar em casa a última refeição antes da longa viagem que fariam pelo deserto.

Prepararam um cordeiro assado, pães ázimos (sem fermento, para lembrar que saíram com pressa do Egito) e ervas amargas (para lembrar do sofrimento do povo no deserto, rumo à Terra Prometida). Todas as casas deveriam passar o sangue do cordeiro nos umbrais das portas, como sinal da submissão a Deus e também para preservar a vida. Esta Páscoa, para os hebreus, representou um tempo de esperança e libertação, a passagem pelo deserto para chegar em um lugar preparado por Deus, muito melhor de se viver.

Essa tradição foi mantida pelo povo de Deus ao longo dos anos e das gerações. O ritual era repetido para lembrar que Deus libertou e caminhou com o povo de Israel. E Deus caminha até hoje conosco, que somos também seu povo.

E Deus deseja nos libertar mais uma vez. Deseja se relacionar conosco e nos amar. Como prova desse amor, Deus mandou seu Filho Jesus para nos salvar e dar vida eterna. Antes da sua morte, Jesus celebrou a última Páscoa com seus discípulos (Lucas 22.7-20), instituindo a Santa Ceia - que é celebrada por nós até hoje. Naquele momento, Jesus estava dizendo que se entregaria em nosso lugar, para que vivêssemos com Ele. Cristo morreu em nosso lugar, na cruz, nos libertando do nosso pecado.

Mas depois de três dias, Jesus ressuscitou! Assim como a lagarta no casulo se transforma em uma linda borboleta, Jesus deixou o túmulo e voltou a viver. Ele foi para junto do Pai, mas deixou conosco o consolador e animador, o Espírito Santo.

E hoje o nosso desafio, cristãos, é continuar anunciando a vida plena que Jesus pode dar. Essa é a história do Deus que ama seu povo e deseja andar sempre com ele. Deus ama você e sua família e deseja transformar sua história, trazendo-lhe vida abundante!

Para nós, cristãos, a Páscoa é a festa que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.
Para os judeus, os descendentes dos hebreus, a Páscoa é a festa que comemora a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos. Embora sejam acontecimentos diferentes, tanto a Páscoa cristã como a judaica têm o mesmo sentido: a libertação.


Fonte: Mensagens e Poemas

13 comentários:

  1. ESSA HISTORIA ESTA MUITA INTERRESANTE,POR QUE CONTA A VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA. LAURA , FORTALEZA, CE.

    ResponderExcluir
  2. Esta historia da pascoa está perfeita para as crianças,biblicamente correta e bem objetiva. Parabéns Bel. Que o Senhor continuete usando.

    Josiane M.S Franesi Misionaria mineira no Mexico
    franesimexico@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Esta matéria está boa, continuem falando a verdade, pois muitas pessoas e crianças, teem uma ideia distorcida da verdadeira Páscoa.Precisamos de ajuda, para combatermos as forças malignas. Que o Senhor Jesus os abençoe e guarde.Parabens! Um abraço.
    Miss.ª Cely, Coordenadora do Departamento Infantil.IEAD- QNQ. CELANDIA- DF.

    ResponderExcluir
  4. amei o estudo sobre a pascoa ,achei claro e muito objetivo e era justamente o que eu precisava para apresentar ás minhas crianças da escola bíblica.Um abraço e que Deus continue usando voces neste brilhando neste ministerio santo.

    ResponderExcluir
  5. amei este estudo sobre a pascoa...era tudo que eu precisava
    para informar meus alunos da escola biblica.Obrigada ,e que Deus possa continuar usando voces para nos orientar,um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito, Parabéns...

    ResponderExcluir
  7. ola! Deus abençoe gostei muito pois vc fez um resumo perfeito.
    parabens que Deus continue contigo
    para nos ajudar sempre Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Bela
    Lindo seu blog!De uma delicadeza sem igual.
    Gostei muito das idéias, da forma de abordar os assuntos, das ilustrações e principalmente da seriedade com o trabalho infantil. Louvo muito a Deus por encontrar pessoas que tem chamada fazendo o trabalho do Senhor .
    Parabéns querida
    Sou administradora do Blog PROJETO MISSIONÁRIOS DA ALEGRIA e vou indicar seu blog como blogs que contribuem para o Evangelismo infantil
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. bruno clemente mateus1 de abril de 2012 às 15:49

    Que Deus abençoe tabom pois já tava quebrando a quebeça para fazer uma lição assim bem resumida para meus alunos hahahah brigada de coração mesmo!!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada por se dispor e colocar essa história de uma forma que as crianças entendam...
    Feliz páscoa a todos! Feliz libertação a todos...

    Umberto e Daniela - ZL. de SP.

    ResponderExcluir
  11. eu estava procurando pra estudar a historinha da pascoa pra contar na salinha na igreja e gostei muito desse site pois a historia esta muito bem contada e detalhada.

    ResponderExcluir
  12. Olá Jaqueline, Que bom ki vc conseguiu encontrar a peça para suas crianças, espero ki elas tenham gostado!!
    bjssss

    ResponderExcluir