Seguidores

terça-feira, 17 de maio de 2022

ORGANIZANDO A EBF... Mês de julho chegando e vamos nós preparar nossa EBF...Aprendendo a organizar uma EBF... A primeira é sempre difícil, mais depois a gente vai pegando o jeito... AMO EBF!...

 Como organizar uma EBF



Escola Bíblica de Ferias é um trabalho especial que visa alcançar o segmento                   infantil. Ela contribui para a formação de hábitos cristãos, alem de funcionar como                   agente incentivador da Escola Dominical.
Ela procura atingir vários objetivos ao mesmo tempo:

•    Evangelizar crianças não-evangélicas, conduzindo-as a Cristo;
•    Procura despertar nos responsáveis o prazer de ver seus filhos glorificando a                       Deus durante os dias do evento;
•    Procura


desenvolver atividades diversificadas durante o período da E.B.F.
•    Dar oportunidade às crianças evangélicas de crescerem no conhecimento da                        Palavra        de Deus de uma maneira dinâmica e alegre;
•    Dar oportunidade aos responsáveis de crescimento espiritual, participando                       de  palestras, dinâmicas, oficinas e comunhão.
•    Levantar pessoas para o trabalho no Ministério infantil.


1- PLANEJAMENTO:

TEMA: Escolher um tema

- EQUIPE DE TRABALHO:

•    Coordenador: liderança, organização e supervisão de todo o trabalho;
•    Professores: separados para lecionar nas classes;
•    Auxiliares: cooperação  com os professores;
•    Apoio logístico e segurança : observação da disciplina das crianças, inclusive                     nos corredores e banheiros. No mínimo , 20 pessoas devem ajudar a estabelecer                       a ordem no recinto, mantendo-se  sempre atentos e qualquer movimento de                                crianças que provoque tumulto e algazarra, pessoas estranhas;
•    Equipe médica: profissionais na área da saúde, preparados para atender  a     emergências;
•    Artes e cenografia: desenhar, projetar e articular os espaços que serão usados,                        com cenários, decoração de acordo com o tema;
•    Teatro e dança: pessoas responsáveis pelos ensaios e apresentações de peças                          e musicais;
•    Louvor: criação ou escolha  do hino oficial e demais cânticos;
•    Programação visual e divulgação: pessoal para criar logomarca, confeccionar           cartazes e divulgação do evento;
•    Recepção: fornecer relatórios, fichas de inscrições, organizar crachás, além de         registrar as decisões por Cristo. Também encarrega-se de distribuir as lembrancinhas          aos participantes da E.B.F.
•    Responsáveis pelo lanche: organização e distribuição dos lanches;
•    Responsáveis pela recreação: Organizar atividades e material para as mesmas com antecedência;
•    Responsáveis pela limpeza: Além dos funcionários ( caso a Igreja tenha), pedir as   equipes que deixem os locais limpos, onde atuaram;

2-DIVULGAÇÃO:

A propaganda é um poderoso instrumento de divulgação. Ela poderá ser feita através           de recursos audiovisuais tais como: jornais de bairro, cartazes espalhado pela igreja,     faixas de tecido ou plástico fixado em ruas ou lugares estratégicos, divulgação em         rádios  e nas escolas públicas e particulares através de folhetos etc.
O primeiro passo é divulgar entre as crianças nas classes dominicais .

3- PROGRAMAÇÃO:

A duração do evento de acordo com a necessidade e realidade da igreja, no mínimo              de  2 dias à uma semana , separando-se duas horas e meia para cada reunião diária.                    As reuniões podem ocorrer no período da manhã ou tarde; tudo vai depender da disponibilidade da maioria.
A programação deve incluir atividades interessantes. Assim , os matriculados não     desistirão por falta de estímulo.

4- ORGANIZAÇÃO:

O primeiro trabalho da E.B.F. começa a partir das inscrições, que devem ser feitas gradativamente durante os trabalhos normais da igreja. Para tanto, utiliza-se uma           mesa localizada no pátio, onde o secretário fará as inscrições e estará pronto a               prestar maiores informações e  esclarecimentos. Um cartaz deve ser fixado perto                  da mesa  para  divulgar e incentivar a participação das crianças.
No ato da matrícula os inscritos receberão um documento contendo as normas                       da E.B.F.    São elas:

- NORMAS PARA PROFESSORES E AUXILIARES: 

•    Obedecer ao horário de chegada, ou seja, 15 minutos antes do início do trabalho;
•    Procurar oferecer as crianças um tratamento especial, dando-lhe amor, atenção e   carinho;
•    Preparar o material didático com antecedência, o qual deve ser atraente, objetivo e criativo;
•    Chamar a criança sempre pelo nome. Assim ela se sentirá valorizada;
•    Em caso de indisciplina, procure contornar o problema com sabedoria,         principalmente tratando-se de visitantes;
•    Os auxiliares devem procurar cooperar onde houver necessidade, ficando sempre    atentos e prontos a prestar socorro em qualquer situação;
•    Tentar compreender cada criança e ter cuidado de não cometer injustiças ou                        deixá-la triste;
•    Esteja sempre alegre e orando em espírito para que o Senhor opere no coração dos pequeninos;

- NORMAS PARA OS PEQUENINOS: 

•    Depois de entrarem no templo, são proibidos de saírem sozinhos da classe, irem                ao banheiro ou ficarem  nos corredores . Só poderão fazê-lo acompanhados do               auxiliar ou supervisor;
•    É proibido retirarem-se do templo, exceto com responsável ;
•    É proibido riscarem os bancos e paredes da igreja;
•    Exige-se silêncio total quando estiver ouvindo a mensagem;
•    O comportamento é fundamental para alcançar as premiações
•    O certificado será fornecido a todos os que comparecerem, no mínimo, durante         quatro dias;
•    Devem decorar os versículos para terem direito aos prêmios
•    Convidar amiguinhos dá direito ao premio máximo da E.B.F.

5- CONFECÇÃO DE MATERIAIS E COMPRAS:

A confecção de materiais da E.B.F. deve ser organizada com uma antecedência             mínima de 3 meses. Serão necessários:

•    Pasta de material do professor;
•    Preparo de literatura específica para novos convertidos;
•    Prêmios para os que levarem o maior números de visitantes, conseguirem          memorizar maior quantidade de versículos , vencerem em concursos de             conhecimentos bíblicos etc..
•    Material para ornamentação  de ambientes;
•    Lembrancinhas para visitantes
•    Material para a confecção de trabalhos manuais;
•    Preparo de faixas para divulgação;
•    Preparo de convites individuais para distribuição antecipada;
•    Confecção de cânticos e versículos visualizados feitos em cartolina ou em        transparência para retroprojetor;
•    Crachás para serem fixados na blusa da criança ao entrar no templo;
•    Preparo de atividades para cada classe de acordo com a idade;
•    Compra de todos os produtos a serem utilizados na alimentação;
•    Material de limpeza.

Obs: O planejamento do cardápio para o lanche pode contar com a participação                   dos pais.  

6- A ORDEM DO PROGRAMA: (Sugestão)

14:00 horas - Recepção
Desfile no quarteirão da igreja. A Bandinha irá a frente com as crianças menores,                      e as demais crianças irão na retaguarda empunhando as bandeirinhas. Todas                   devem cantar alegremente o hino oficial da E.B.F. Os supervisores poderão                distribuir bandeirinhas para as crianças da rua e convidá-las a participar do trabalho.
14:15 horas   Entrada no templo
14:20 horas  Oração e leitura bíblica
14:25 horas - Juramento a Bíblia “Prometo ser fiel a minha Bíblia, obedecendo                     as suas leis, procurando amar  esconder a sua palavra no meu coração para não pecar”
14:30 
horas - Corinhos -- Saudação  aos visitantes
14:40 horas História dramatizada relacionada ao tema, (uso de fantoches, peça                   e ou musicais)
14:50 horas Divisão das classes
Chamada – 5 minutos
História Bíblica – 15 min
Versículo prático e aplicação prática – 5 min
Pergunta escrita ou oral – 5 min
Atividades (Trabalhos manuais) – 20 min
16:00 horas Retorno ao templo (devido ao grande número de participantes, não retornamos para o templo)
16:05 horas Cântico
16:25 horas - Recreação e lanche
17:00 horas Oração de encerramento, entrega de lembranças e saída por                       faixa-etária.

7-  CULTO DE ENCERRAMENTO: 

•    Louvores
•    Especial com fantoches
•    Apresentação dos pais
•    Palavra do pastor
•    Entrega dos diplomas e agradecimentos
•    Peça especial: Musical “Sementes da transformação.
•    Oração e encerramento

8- ATIVIDADES PARA ADULTOS: 


Sugerimos que sejam organizadas palestras, dinâmicas e oficinas  interessantes    direcionadas aos responsáveis pelas crianças, pois muitos deles moram longe e          precisam ficar na igreja esperando pelos filhos. As palestras evitarão que fiquem           ociosos no templo. Caso seja possível, oferecer um lanche.

Fonte: EBD animada

ORGANIZANDO A EBF:

A maioria das EBFs ocorre de Três dias a uma semana.  
No último dia deve haver um encerramento todo especial, contendo: 
_marcha com as crianças, bandinha (as crianças levarão instrumentos feito 
com sucata, isso deve ser avisado desde o primeiro dia do evento), 
_palavra de encerramento com o Pastor da igreja.
_Premios para às crianças que levarem mais visitantes 
_Premios para as crianças que decorarem todos os versículos, etc. 
_No encerramento também deverá ser feito um mural com os trabalhos
 manuais das crianças 
_O lanche deverá ser o melhor da EBF.
_O evento deve durar 3 horas por dia.


COMO DIVIDIR AS CLASSES: 

O ideal é dividir em três faixas etárias:
_  3 a 6 anos;
7 a 9 anos;
10 a 13 anos;
Não sendo possível a divisão anterior, então dividam assim:
_  3 a 7 anos;
_  8 a 12 anos;
Cada faixa etária deverá usar um chapéu ou viseira de cor diferente.


QUANTO TEMPO PARA REUNIR O GRUPO E SE ORGANIZAR: 

Com seis meses de antecedência, não é exagero, são muitos detalhes; 
durante todo o processo o grupo deverá se reunir para orar pela EBF.


O QUE PRECISO COMPRAR?

Lanche, de preferência consiga doações – Atenção! Lanche de 
ótima qualidade!
Lições Bíblicas com visuais, cada dia uma lição bíblica diferente 
que complete o dia anterior, sugiro o livro sem palavras ilustrado da APEC.
 Existem vários kits pra EBF na APEC e em outras editoras evangélicas. 
Você pode montar as histórias bíblicas e os visuais, ore ao Senhor e 
peça a Ele criatividade.
_  Lições Evangelísticas – Sim, são duas lições por dia, a lição bíblica 
como supracitada e a lição evangelística, que é aquela que continua no
 outro dia; esse tipo de lição sempre termina com um suspense e faz a 
criança querer voltar no outro dia; também é chamada de história
 missionária. A APEC tem varias histórias missionárias encantadoras.
Materiais para os trabalhinhos manuais. Depende do que você irá fazer. 
O trabalho manual do dia deve estar relacionado à lição bíblica do dia. 
Você pode elaborar no computador e tirar Xerox pra crianças; lembrem-se
 as crianças menores precisarão de um trabalho manual específico 
para a idade.
_  Crachá para os ajudantes e professores do evento;
_  Chapéus ou viseiras para as crianças, aventais se forem usar tintas;
_  Presentinhos para as brincadeiras e concursos durante a EBF;
_  EVA para a confecção dos versículos diários e do tema. Cada dia a 
criança memorizará um versículo e além destes, a EBF tem um 
versículo tema, que chamamos de divisa.
_  Se a igreja não possuir um data show ou um retro-projetor, será 
preciso papéis 40 kg para a confecção dos cânticos;
_  TNT para confecção de versículos (varal);


EXEMPLO DE PROGRAMAÇÃO: (breve roteiro)

14:00 – Boas vindas às crianças;
14:15 – Oração;
14:20 – Apresentação do tema da EBF;
14:25 – Cantando a música tema da EBF;
14:30 – Memorização do versículo do dia;
14:40 – Cânticos;
14:55 – Oração;
15:00 – Lanche;
15:20 – Dividindo em classes; -
15:25 – Lição Bíblica
15:45 – Trabalho manual
16:05 – Recreação dirigida (não para as crianças brincarem de 
qualquer maneira);
16:25 – Todos no templo.
16:30 – Versículo do dia e cântico oficial da EBF;
16:40 – História Missionária
16:55 – Oração de despedida!
17:00 – Término;

sexta-feira, 13 de maio de 2022

HISTÓRIA BÍBLICA... O REI JOSIAS... O MENINO QUE SE TORNOU REI...

 


    Josias, menino fiel, rei fiel


Versículo para decorar: “Guardo no coração as tuas palavras, para não 
pecar contra ti. (Sl 119:11)”

Brincadeira: passa-Bíblia ou outra
Mensagem: Reis 22: 1-2, 23:19-24, II Crônicas 34:3-33
Sensibilização: 
-Vamos imaginar uma árvore cheia de frutos maduros. O que vocês acham que  
aconteceria com os frutos se ninguém fosse colhê-las? Com o tempo, 
elas  apodreceriam porque estão maduros.

-Assim como as frutas são as crianças que estão no mundo. Existem crianças que 
já estão madurinhas (prontas) para serem colhidas para Cristo. 
E se ninguém for colhê-las (falar de Jesus para elas), elas irão se perder, irão 
apodrecer assim como as frutas ou outras pessoas ou coisas a colherão.

-Os adultos pensam que crianças não são capazes de tomar decisões sérias, que 
não são responsáveis não é?

-Quem aqui é inteligente? Você é responsável? Já ouviram falar de outras 
crianças que tiveram que tomar decisões sérias?

-A Bíblia nos conta uma história de uma criança especial que não deixou seus frutos
 se perder. Ele reinou sobre Jerusalém com apenas 8 anos de idade. 
Seu nome era Josias. Ele, mesmo sendo criança salvou da perdição toda uma 
nação.


-Vamos ouvir a história:

O rei Josias teve um pai tão mau, tão mau, que governou apenas 2 anos e foi morto pelos funcionários do palácio. Seu avô, Manassés, também havia sido terrível, era um rei
 que se divertia inventando maldades. Nesse clima, Josias viveu os primeiros anos
 de sua vida. Quando o pai foi assassinado, ele estavacom apenas 8 anos, mas 
mesmo assim foi coroado rei. Essa era uma forma de respeitar a lei,mas eu acho 
que,no fundo, os líderes políticos e religiosos tinham alguma esperança de que 
aquele garotinho, esperto e dedicado, fosse diferente do pai e do avô.
Alguém pode perguntar: Por que ele teve que ser rei de uma nação tão criança?
 Não havia outra pessoa?
Naquele tempo, os filhos dos reis eram seus sucessores. E Josias era filho único 
do rei Amon. O rei Amon (assim como os outros reis antes dele) não fez o que era 
agradável aos olhos do Senhor: se ajoelhava e adorava a outros deuses e ídolos,
 em seu reino o povo praticava feitiçarias e adivinhações e, além disso, ele era um 
rei tão malvado que os próprios servos, um dia quando ele estava dormindo em 
seu quarto, mataram-no. Como ele não tinha outro filho mais velho, o povo 
constituiu Josias como rei. 
Josias era apenas uma criança e recebeu uma enorme responsabilidade: 
governar
 uma nação! Já pensou se isso acontecesse com você, e você ficasse sozinho 
para cuidar de tudo: da casa, pagar as contas, fazer compras, limpar, cozinhar, 
lavar, etc. Como você se sentiria? Talvez Josias tenha se sentido assim, com 
medo diante do que iria acontecer. Certamente havia ao seu lado pessoas que
 cuidavam dele, ensinavam-lhe, davam-lhe direção. Assim como seu pai, sua mãe, 
seus professores, seu discipulador, seu pastor faz com você. E Josias ouvia tudo
 com atenção.
Quando Josias tinha 16 anos, a Bíblia diz que ele começou a buscar o Deus de 
Davi. Ele já tinha ouvido sobre o Deus Todo Poderoso, e tudo o que havia feito por 
Israel, Seu povo, Ele sabia que seu pai Amom e seu avô Manassés haviam feito o 
que era errado diante de Deus.
Uma coisa interessante na história do rei Josias foi que ele mesmo sendo neto e 
filho de reis maus, ele não seguiu o exemplo deles.
Como você acha que deveria ser o comportamento de Josias, diante do que 
aprendia na sua casa, com seu pai e com seu avô? Geralmente, é de se esperar 
que os filhos sigam o exemplo de seus pais, não é? Mas Josias fez diferente. Sabia que havia um Deus, e, ao se tornar adolescente, procurou conhecer e aprender desse 
Deus. 
Aos vinte anos, após um tempo dedicado a conhecer ao Senhor, Josias começou a 
pu­rificar Judá e Jerusalém. Tirou do templo as imagens de escultura que haviam 
sido colocadas por seu pai e derrubou os altares construídos para sacrifícios a 
deuses estranhos. Fez ainda mais: trabalhou para restaurar o templo do Senhor.
E, enquanto trabalhavam ali, o sacerdote Hilquias encontrou o livro da lei, onde 
estavam escritos os mandamentos dados pelo Senhor a Moisés. Então Safã, o 
escrivão, leu o livro para o rei o livro, que, ao ouvir as palavras que estavam ali 
escritas, ficou tão impactado que rasgou suas vestes.
O rei Josias fez um pacto com Deus de andar em Sua presença, e guardar os Seus mandamentos, e também levou o povo a fazer o mesmo.
Ele mudou o comportamento de um povo a partir do seu próprio comportamento. 
Israel havia se afastado dos caminhos do Senhor por causa dos maus reis que 
haviam subido ao seu trono, mas Josias mudou a história quando buscou conhecer 
ao Senhor e andar em Sua presença.


O QUE NÓS APRENDEMOS COM SUA HISTÓRIA:
1. Ele valorizou a Palavra de Deus. O que é valorizar? É levar a sério. Josias 
levou
 a sério o que a Palavra de Deus diz. Seguiu o que estava escrito. Você leva a 
sério a Palavra de Deus?

2. Josias rejeitou muitas coisas por causa da Palavra de Deus: falsos deuses,
 feitiçarias, etc.

3. Religiões, filmes, desenhos, novelas e até músicas ensinam para as crianças 
muitas coisas que não agradam a Deus, como: feitiçarias, adoração a ídolos, 
violência, sensualidade...Você é capaz de rejeitar essas coisas por causa da 
palavra de Deus?

4. Faça como Josias, tire essas coisas de sua vida e não com pessoas que
 praticam o que não agrada a Deus e você será bem sucedido, assim como Josias
 foi.

5. Seja um exemplo, se quiser agradar a Deus e quiser colher muitos frutos maduros.

6. Josias não deixou os frutos apodrecerem, ele tratou de colhê-las.

7. Nós somos frutos já colhidos e nos tornamos ceifeiros....

Fonte: http://geracaodesamuelieq.blogspot.com.br


sábado, 23 de abril de 2022

DIA DAS MÃES... "TEATRO: UM BOLO PARA A MAMÃE." O Tema do nosso Culto no Dia das Mães será "A MINHA MÃE É UM DOCE"... e Encontrei essa Apresentação na Net e estou pensando em fazer com nossas Crianças... E a nossa lembrancinha será um marcador de livro de Cupcake...

 


 DUAS CRIANÇAS MAIORES CONVERSAM:

__Hoje é o dia das mães e nós precisamos providenciar um presente para a   mamãe. 

_Você tem alguma idéia?                                                                               

_Vou pensar. _Ah! Já sei! Vamos fazer um bolo.                                                        

_O que você acha?                          

_Ótima idéia, mas e a receita?                                                                                    _Muito simples, pedimos a vovó  para nos ensinar a receita de um bolo gostoso e fácil de fazer.

_Isso mesmo, vamos depressa buscar a receita. _Vovó, queremos uma receita de bolo. _ Aqui está. Vamos agora ao supermercado comprar o que vamos precisar para fazermos o bolo.

 __FARINHA:


Eu sou a dona farinha, aqui estou para começar o bolo da mamãe. _ Você tem mãe, dona farinha? _ Sim, tenho. - Como se chama? Farinha- Dona espiga de trigo.

 __AÇUCAR:


Aqui está o senhor açúcar. – sou o senhor açúcar, filho de dona cana-de-açúcar. Eu sou todo doçura e com dona farinha vou para o bolo da mamãe.

 __

OVOS:

Meu Deus! Faltam os ovos, vou correndo buscar. Para o bolo da mãezinha eis os ovos bem fresquinhos Somos filhos da galinha, mas não somos mais pintinhos

 __MANTEIGA:


Ei não se esqueçam de mim hein, Eu sou a manteiga.
E a senhora dona manteiga, tem mãe?  _Manteiga- Sim, eu tenho. Sou filha do senhor leite e da dona vaca.

__LEITE:
Eu sou o Senhor Leite, e também não posso faltar nesse bolo.A  Mamãe sentiria logo a minha falta, Eu com certeza deixo o bolo mais saboroso.


__ FERMENTO:

  
 E Eu?...  Muito bonito hein, se eu não estivesse aqui, sabem o que iria acontecer?    O bolo não cresceria, ficaria duro e a mamãe não iria gostar.                                     _ quem é o senhor?    _ Meu nome é senhor fermento.


__FORNO:
 

 O bolo está pronto. É só assar. - Assar? Com que fogo?                                             - Bem, pode ser assado em forno elétrico, a gás ou a lenha.                                     - Hum, vovó fazia deliciosos bolos assados no forno a lenha.                                   - Já sei! Vamos pedir ao dono da padaria para assar o bolo? - Sim, vamos.



 __BOLO PRONTO:

 -Que lindo ficou! - Como está cheiroso! - Mamãe vai adorar! - Olha que lindo enfeite o padeiro colocou!

 TODOS:


 Parabéns mamãe pelo seu dia!

 Muitas felicidades,

 Muito amor e alegria.

 Um beijão para você Mamãe!