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terça-feira, 17 de maio de 2022

ORGANIZANDO A EBF... Mês de julho chegando e vamos nós preparar nossa EBF...Aprendendo a organizar uma EBF... A primeira é sempre difícil, mais depois a gente vai pegando o jeito... AMO EBF!...

 Como organizar uma EBF



Escola Bíblica de Ferias é um trabalho especial que visa alcançar o segmento                   infantil. Ela contribui para a formação de hábitos cristãos, alem de funcionar como                   agente incentivador da Escola Dominical.
Ela procura atingir vários objetivos ao mesmo tempo:

•    Evangelizar crianças não-evangélicas, conduzindo-as a Cristo;
•    Procura despertar nos responsáveis o prazer de ver seus filhos glorificando a                       Deus durante os dias do evento;
•    Procura


desenvolver atividades diversificadas durante o período da E.B.F.
•    Dar oportunidade às crianças evangélicas de crescerem no conhecimento da                        Palavra        de Deus de uma maneira dinâmica e alegre;
•    Dar oportunidade aos responsáveis de crescimento espiritual, participando                       de  palestras, dinâmicas, oficinas e comunhão.
•    Levantar pessoas para o trabalho no Ministério infantil.


1- PLANEJAMENTO:

TEMA: Escolher um tema

- EQUIPE DE TRABALHO:

•    Coordenador: liderança, organização e supervisão de todo o trabalho;
•    Professores: separados para lecionar nas classes;
•    Auxiliares: cooperação  com os professores;
•    Apoio logístico e segurança : observação da disciplina das crianças, inclusive                     nos corredores e banheiros. No mínimo , 20 pessoas devem ajudar a estabelecer                       a ordem no recinto, mantendo-se  sempre atentos e qualquer movimento de                                crianças que provoque tumulto e algazarra, pessoas estranhas;
•    Equipe médica: profissionais na área da saúde, preparados para atender  a     emergências;
•    Artes e cenografia: desenhar, projetar e articular os espaços que serão usados,                        com cenários, decoração de acordo com o tema;
•    Teatro e dança: pessoas responsáveis pelos ensaios e apresentações de peças                          e musicais;
•    Louvor: criação ou escolha  do hino oficial e demais cânticos;
•    Programação visual e divulgação: pessoal para criar logomarca, confeccionar           cartazes e divulgação do evento;
•    Recepção: fornecer relatórios, fichas de inscrições, organizar crachás, além de         registrar as decisões por Cristo. Também encarrega-se de distribuir as lembrancinhas          aos participantes da E.B.F.
•    Responsáveis pelo lanche: organização e distribuição dos lanches;
•    Responsáveis pela recreação: Organizar atividades e material para as mesmas com antecedência;
•    Responsáveis pela limpeza: Além dos funcionários ( caso a Igreja tenha), pedir as   equipes que deixem os locais limpos, onde atuaram;

2-DIVULGAÇÃO:

A propaganda é um poderoso instrumento de divulgação. Ela poderá ser feita através           de recursos audiovisuais tais como: jornais de bairro, cartazes espalhado pela igreja,     faixas de tecido ou plástico fixado em ruas ou lugares estratégicos, divulgação em         rádios  e nas escolas públicas e particulares através de folhetos etc.
O primeiro passo é divulgar entre as crianças nas classes dominicais .

3- PROGRAMAÇÃO:

A duração do evento de acordo com a necessidade e realidade da igreja, no mínimo              de  2 dias à uma semana , separando-se duas horas e meia para cada reunião diária.                    As reuniões podem ocorrer no período da manhã ou tarde; tudo vai depender da disponibilidade da maioria.
A programação deve incluir atividades interessantes. Assim , os matriculados não     desistirão por falta de estímulo.

4- ORGANIZAÇÃO:

O primeiro trabalho da E.B.F. começa a partir das inscrições, que devem ser feitas gradativamente durante os trabalhos normais da igreja. Para tanto, utiliza-se uma           mesa localizada no pátio, onde o secretário fará as inscrições e estará pronto a               prestar maiores informações e  esclarecimentos. Um cartaz deve ser fixado perto                  da mesa  para  divulgar e incentivar a participação das crianças.
No ato da matrícula os inscritos receberão um documento contendo as normas                       da E.B.F.    São elas:

- NORMAS PARA PROFESSORES E AUXILIARES: 

•    Obedecer ao horário de chegada, ou seja, 15 minutos antes do início do trabalho;
•    Procurar oferecer as crianças um tratamento especial, dando-lhe amor, atenção e   carinho;
•    Preparar o material didático com antecedência, o qual deve ser atraente, objetivo e criativo;
•    Chamar a criança sempre pelo nome. Assim ela se sentirá valorizada;
•    Em caso de indisciplina, procure contornar o problema com sabedoria,         principalmente tratando-se de visitantes;
•    Os auxiliares devem procurar cooperar onde houver necessidade, ficando sempre    atentos e prontos a prestar socorro em qualquer situação;
•    Tentar compreender cada criança e ter cuidado de não cometer injustiças ou                        deixá-la triste;
•    Esteja sempre alegre e orando em espírito para que o Senhor opere no coração dos pequeninos;

- NORMAS PARA OS PEQUENINOS: 

•    Depois de entrarem no templo, são proibidos de saírem sozinhos da classe, irem                ao banheiro ou ficarem  nos corredores . Só poderão fazê-lo acompanhados do               auxiliar ou supervisor;
•    É proibido retirarem-se do templo, exceto com responsável ;
•    É proibido riscarem os bancos e paredes da igreja;
•    Exige-se silêncio total quando estiver ouvindo a mensagem;
•    O comportamento é fundamental para alcançar as premiações
•    O certificado será fornecido a todos os que comparecerem, no mínimo, durante         quatro dias;
•    Devem decorar os versículos para terem direito aos prêmios
•    Convidar amiguinhos dá direito ao premio máximo da E.B.F.

5- CONFECÇÃO DE MATERIAIS E COMPRAS:

A confecção de materiais da E.B.F. deve ser organizada com uma antecedência             mínima de 3 meses. Serão necessários:

•    Pasta de material do professor;
•    Preparo de literatura específica para novos convertidos;
•    Prêmios para os que levarem o maior números de visitantes, conseguirem          memorizar maior quantidade de versículos , vencerem em concursos de             conhecimentos bíblicos etc..
•    Material para ornamentação  de ambientes;
•    Lembrancinhas para visitantes
•    Material para a confecção de trabalhos manuais;
•    Preparo de faixas para divulgação;
•    Preparo de convites individuais para distribuição antecipada;
•    Confecção de cânticos e versículos visualizados feitos em cartolina ou em        transparência para retroprojetor;
•    Crachás para serem fixados na blusa da criança ao entrar no templo;
•    Preparo de atividades para cada classe de acordo com a idade;
•    Compra de todos os produtos a serem utilizados na alimentação;
•    Material de limpeza.

Obs: O planejamento do cardápio para o lanche pode contar com a participação                   dos pais.  

6- A ORDEM DO PROGRAMA: (Sugestão)

14:00 horas - Recepção
Desfile no quarteirão da igreja. A Bandinha irá a frente com as crianças menores,                      e as demais crianças irão na retaguarda empunhando as bandeirinhas. Todas                   devem cantar alegremente o hino oficial da E.B.F. Os supervisores poderão                distribuir bandeirinhas para as crianças da rua e convidá-las a participar do trabalho.
14:15 horas   Entrada no templo
14:20 horas  Oração e leitura bíblica
14:25 horas - Juramento a Bíblia “Prometo ser fiel a minha Bíblia, obedecendo                     as suas leis, procurando amar  esconder a sua palavra no meu coração para não pecar”
14:30 
horas - Corinhos -- Saudação  aos visitantes
14:40 horas História dramatizada relacionada ao tema, (uso de fantoches, peça                   e ou musicais)
14:50 horas Divisão das classes
Chamada – 5 minutos
História Bíblica – 15 min
Versículo prático e aplicação prática – 5 min
Pergunta escrita ou oral – 5 min
Atividades (Trabalhos manuais) – 20 min
16:00 horas Retorno ao templo (devido ao grande número de participantes, não retornamos para o templo)
16:05 horas Cântico
16:25 horas - Recreação e lanche
17:00 horas Oração de encerramento, entrega de lembranças e saída por                       faixa-etária.

7-  CULTO DE ENCERRAMENTO: 

•    Louvores
•    Especial com fantoches
•    Apresentação dos pais
•    Palavra do pastor
•    Entrega dos diplomas e agradecimentos
•    Peça especial: Musical “Sementes da transformação.
•    Oração e encerramento

8- ATIVIDADES PARA ADULTOS: 


Sugerimos que sejam organizadas palestras, dinâmicas e oficinas  interessantes    direcionadas aos responsáveis pelas crianças, pois muitos deles moram longe e          precisam ficar na igreja esperando pelos filhos. As palestras evitarão que fiquem           ociosos no templo. Caso seja possível, oferecer um lanche.

Fonte: EBD animada

ORGANIZANDO A EBF:

A maioria das EBFs ocorre de Três dias a uma semana.  
No último dia deve haver um encerramento todo especial, contendo: 
_marcha com as crianças, bandinha (as crianças levarão instrumentos feito 
com sucata, isso deve ser avisado desde o primeiro dia do evento), 
_palavra de encerramento com o Pastor da igreja.
_Premios para às crianças que levarem mais visitantes 
_Premios para as crianças que decorarem todos os versículos, etc. 
_No encerramento também deverá ser feito um mural com os trabalhos
 manuais das crianças 
_O lanche deverá ser o melhor da EBF.
_O evento deve durar 3 horas por dia.


COMO DIVIDIR AS CLASSES: 

O ideal é dividir em três faixas etárias:
_  3 a 6 anos;
7 a 9 anos;
10 a 13 anos;
Não sendo possível a divisão anterior, então dividam assim:
_  3 a 7 anos;
_  8 a 12 anos;
Cada faixa etária deverá usar um chapéu ou viseira de cor diferente.


QUANTO TEMPO PARA REUNIR O GRUPO E SE ORGANIZAR: 

Com seis meses de antecedência, não é exagero, são muitos detalhes; 
durante todo o processo o grupo deverá se reunir para orar pela EBF.


O QUE PRECISO COMPRAR?

Lanche, de preferência consiga doações – Atenção! Lanche de 
ótima qualidade!
Lições Bíblicas com visuais, cada dia uma lição bíblica diferente 
que complete o dia anterior, sugiro o livro sem palavras ilustrado da APEC.
 Existem vários kits pra EBF na APEC e em outras editoras evangélicas. 
Você pode montar as histórias bíblicas e os visuais, ore ao Senhor e 
peça a Ele criatividade.
_  Lições Evangelísticas – Sim, são duas lições por dia, a lição bíblica 
como supracitada e a lição evangelística, que é aquela que continua no
 outro dia; esse tipo de lição sempre termina com um suspense e faz a 
criança querer voltar no outro dia; também é chamada de história
 missionária. A APEC tem varias histórias missionárias encantadoras.
Materiais para os trabalhinhos manuais. Depende do que você irá fazer. 
O trabalho manual do dia deve estar relacionado à lição bíblica do dia. 
Você pode elaborar no computador e tirar Xerox pra crianças; lembrem-se
 as crianças menores precisarão de um trabalho manual específico 
para a idade.
_  Crachá para os ajudantes e professores do evento;
_  Chapéus ou viseiras para as crianças, aventais se forem usar tintas;
_  Presentinhos para as brincadeiras e concursos durante a EBF;
_  EVA para a confecção dos versículos diários e do tema. Cada dia a 
criança memorizará um versículo e além destes, a EBF tem um 
versículo tema, que chamamos de divisa.
_  Se a igreja não possuir um data show ou um retro-projetor, será 
preciso papéis 40 kg para a confecção dos cânticos;
_  TNT para confecção de versículos (varal);


EXEMPLO DE PROGRAMAÇÃO: (breve roteiro)

14:00 – Boas vindas às crianças;
14:15 – Oração;
14:20 – Apresentação do tema da EBF;
14:25 – Cantando a música tema da EBF;
14:30 – Memorização do versículo do dia;
14:40 – Cânticos;
14:55 – Oração;
15:00 – Lanche;
15:20 – Dividindo em classes; -
15:25 – Lição Bíblica
15:45 – Trabalho manual
16:05 – Recreação dirigida (não para as crianças brincarem de 
qualquer maneira);
16:25 – Todos no templo.
16:30 – Versículo do dia e cântico oficial da EBF;
16:40 – História Missionária
16:55 – Oração de despedida!
17:00 – Término;

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