Seguidores

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

HISTÓRIA BÍBLICA: VOCÊS SÃO O SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO...

  


Sal da terra e a luz do mundo

Texto Bíblico:
"Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? ... Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;” Mateus 5:13-15 

Objetivos:
Quem já comeu uma comida sem sal sabe que não é nada agradável. E já faltou luz na sua casa e você ficou numa escuridão só?
Se já aconteceu uma dessas duas coisas, então você conhece a importância do sal e da luz. Com essa lição, queremos que as crianças e juniores também conheçam essa importância. Jesus nos chama para fazermos a diferença!
Ele quer que possamos temperar esse mundo com nossas boas ações e iluminar através dos exemplos que o Mestre nos ensinou. E só conseguiremos isso com a ajuda do nosso melhor amigo: o Espirito Santo!

Sugestão de dinâmica:
Leva e distribua às crianças pipoca SEM SAL.
Distribua às crianças. Observe suas reações e comente. Eles certamente irão comentar: - "Tá ruim! Tá sem sal". Então coloque umas pitadas de sal nas pipocas.
Certa vez Jesus falou a seus discípulos que eles eram o "sal da terra". 

Abra a sua Bíblia em Mateus 5, 13 e leia.
Ser "sal da terra" é ressaltar o lado bom das pessoas e da vida. Além de salgar os alimentos o sal também é importante para conservar os alimentos. Sem a presença de Jesus, somos corrompidos pelo mundo, mas em Cristo nos tornamos um elemento capaz de ajudar na salvação de um mundo que perece.
O sal dá sabor a todos os alimentos. "O sal é uma substância essencial ao homem e indispensável a todos os tipos de vida animal. A palavra latina "salário" deriva do sal, uma vez que em sal se pagava uma parte do ganho das legiões romanas. Hoje temos a geladeira e não imaginamos o quanto era difícil conservar a comida comprada com esforço, que seria utilizada na próxima refeição ou no dia seguinte. Sem o sal, os alimentos são insípidos (sem sabor). 

Agora vamos ler Mateus 5, 14-16
Utilize uma vela ou uma lanterna. Fale sobre a luz (vejam como a luz dessa vela brilha!), mas SEM ACENDÊ-LA. As crianças vão falar que a vela não está acesa. Acenda a vela e diga que a Bíblia nos diz que temos que deixar nossa luz brilhar. Para nossa luz brilhar, nós precisam estar conectados a Deus (precisamos ser acesos pelo fósforo). Devemos ser conectados à fonte do poder de Deus e precisamos preparar-nos para Jesus. Quando convidamos Jesus para entrar em nosso coração, estamos nos conectando com o poder de Deus e recebemos a sua luz. Quando vamos à igreja para rezar, adorar, louvar e estudar a Palavra nos ligamos a Jesus. Quando estamos conectados e ligados a Deus nossa luz brilha, nós nos comportamos de maneira que refletimos que temos Jesus em nossos corações.

Sem a luz nossa vida na terra seria impossível. Jesus é a verdadeira luz capaz de iluminar toda a humanidade. Nós temos a luz de Cristo e devemos refleti-la ao mundo, participamos da luz que vem Dele. Devemos ser luz brilhando na escuridão.

Estudamos a história de algumas pessoas que foram sal e luz no lugar onde estavam e exaltaram o nome de Deus, sendo fiéis aos princípios da Sua Palavra.
Daniel, Sadraque, Mesaque, Abede-Nego e Ester foram pessoas que cumpriram, com alegria, o propósito de Deus para suas vidas, sendo fiéis e obedientes a Ele. Mas todos eles eram adultos. E as crianças? Você acha que Deus pode usar as crianças, também, para ser sal e luz neste mundo, para trazer liberdade aos que estão presos?

Em II Reis 22 e 23 encontramos uma criança usada por Deus para transformar a história do Seu povo: Josias. Ele tinha apenas 8 anos de idade quando começou a reinar e reinou 31 anos. O versículo 2 diz que ele fez o que era reto perante o Senhor, isto é, foi fiel em tudo a Deus e, mesmo sendo uma criança, fez grande diferença entre os adultos que viviam com ele.

A Bíblia diz que Josias restaurou o templo e renovou a aliança com o Senhor; mandou reunir todo o povo, do menor ao maior para ler todas as palavras do livro da Lei. Além disso, restaurou o culto a Deus, derrubou todos os altares pagãos e celebrou a Páscoa.

A história de Josias ficou registrada e no capítulo 23, versículo 24 de II Reis diz que “antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao Senhor de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a lei de Moisés; e depois dele, nunca se levantou outro igual”.

Assim como o rei Josias, você foi chamado nesta terra para fazer diferença, para ser luz para aqueles que andam perdidos na escuridão do pecado e para ser o sal que dá sabor à vida, mostrando que só em Jesus nós encontramos paz e alegria.
Para cumprir esse propósito de Deus na sua vida, é preciso fidelidade aos Seus princípios, um coração obediente e humilde, uma vida dedicada a Ele em tudo: nas brincadeiras, na linguagem, na escola, com os amigos...
O fato de você ser criança não lhe impede de ser um grande homem ou uma grande mulher de Deus. Josias tinha 8 anos quando começou a reinar e cresceu sem se desviar nem para a direita nem para a esquerda dos caminhos do Senhor. E se tornou um adulto de grande relevância para o seu povo.

Que idade você tem?
Deus o chama para ser sal e luz, para mudar a história da sua casa e da sua nação, para fazer de você um grande líder de êxito e de excelência, independente do fato de você ter 5, 10, 14, 30 ou 70 anos. Você aceita?

O mundo precisa de pessoas que façam a diferença, de pessoas que sejam o sal da terra para transmitir o gosto pela vida que só em Jesus podemos encontrar. Você é essa pessoa. Convide a Jesus para entrar na sua vida e você fará a diferença no mundo porque Ele te transformará em sal da terra.

Fonte: http://tiomarcelotiagil.blogspot.com/2017/12/lampada-para-os-meus-pes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário