Seguidores

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Juniores: Lição 11 - Missão Cumprida! (3a viagem de Paulo)

Meu objetivo é:

1. Despertar nos alunos o desejo de fazer a obra de Deus até que ela esteja completa.

2. Alertá-los do perigo das mensagens ocultistas de alguns tipos de entretenimento.

Leitura Bíblica: Atos 18.23-28 ; 21. 1 -16

  Atos 18:23-28
23 E, tendo demorado ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela região da Galácia e da Frígia, fortalecendo a todos os discípulos.
24 Ora, chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.
25 Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo entretanto somente o batismo de João.
26 Ele começou a falar ousadamente na sinagoga: mas quando Priscila e Áqüila o ouviram, levaram-no consigo e lhe expuseram com mais precisão o caminho de Deus.
27 Querendo ele passar à Acáia, os irmãos o animaram e escreveram aos discípulos que o recebessem; e tendo ele chegado, auxiliou muito aos que pela graça haviam crido.
28 Pois com grande poder refutava publicamente os judeus, demonstrando pelas escrituras que Jesus era o Cristo.

Atos 21:1-16
1 E assim aconteceu que, separando-nos deles, navegamos e, correndo em direitura, chegamos a Cós, e no dia seguinte a Rodes, e dali a Pátara.
2 Achando um navio que seguia para a Fenícia, embarcamos e partimos.
3 E quando avistamos Chipre, deixando-a á esquerda, navegamos para a Síria e chegamos a Tiro, pois o navio havia de ser descarregado ali.
4 Havendo achado os discípulos, demoramo-nos ali sete dias; e eles pelo Espírito diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém.
5 Depois de passarmos ali aqueles dias, saímos e seguimos a nossa viagem, acompanhando-nos todos, com suas mulheres e filhos, até fora da cidade; e, postos de joelhos na praia, oramos,
6 e despedindo-nos uns dos outros, embarcamos, e eles voltaram para casa.
7 Concluída a nossa viagem de Tiro, chegamos a Ptolemaida; e, havendo saudado os irmãos, passamos um dia com eles.
8 Partindo no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Felipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.
9 Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam.
10 Demorando-nos ali por muitos dias, desceu da Judéia um profeta, de nome Ágabo;
11 e vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus ligarão em Jerusalém o homem a quem pertence esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.
12 Quando ouvimos isto, rogamos-lhe, tanto nós como os daquele lugar, que não subisse a Jerusalém.
13 Então Paulo respondeu: Que fazeis chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.
14 E, como não se deixasse persuadir, dissemos: Faça-se a vontade do Senhor; e calamo-nos.
15 Depois destes dias, havendo feito os preparativos, fomos subindo a Jerusalém.
16 E foram também conosco alguns discípulos de Cesaréia, levando consigo um certo Mnáson, cíprio, discípulo antigo, com quem nos havíamos de hospedar.

Para meditar...
Quantas vezes começamos a fazer alguma coisa e não concluímos? Uma faculdade, um curso, um trabalho na igreja...Muitos de nós desistimos no meio do caminho. Ou porque descobrimos que não era bem o que queríamos, ou porque nos esbarramos nas dificuldades, ou até porque fomos irresponsáveis. Há diversos fatores que podem contribuir para não alcançarmos um objetivo.
Quando se trata de fazer a obra de Deus, tenha certeza de que as barreiras são bem maiores. Satanás , o nosso adversário, é quem lidera a oposição. O próprio apóstolo Paulo, em 1 Tessalonissences 2:18, declarou que foi impedido de ir a Tessalônica porque o inimigo o impediu.No entanto, o seu poder está sujeito a soberania de Deus. Logo, Não precisamos temer, mas sempre avançar. Como fez Neemias, estão lembrados?... Cada um com uma mão fazia a obra e na outra tinha as armas(Neemias 4:17). Essa foi a postura dele e do povo até que os muros de Jerusalém foram completamente reconstruídos.
Não desanime! Continue fazendo a obra do Senhor e influenciando aqueles que estão sob a sua liderança. 

Maquete:









Versículo do dia:






Primários: Lição 11- Sirvo a um Deus bom! (Multiplicação dos pães)

Leitura Bíblica: João 6.1-13


 Objetivo: Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que Deus quer que fazemos algo para ajudar a outras pessoas, pois é através de nós que as pessoas podem ser ajudadas.
 Frase do dia...EU SIRVO A DEUS PORQUE ELE É BOM
Memória em ação... “Dêem graças a Deus, o SENHOR, porque ele é bom e porque o seu amor dura para sempre.” (Sl 118.1)
Explorando a Bíblia...
Jesus andou fazendo o bem neste mundo. Por isso, por onde Ele passava sempre atraia milhares de pessoas. Homens, mulheres e crianças o seguiam por onde quer que Ele fosse.

Algumas dessas pessoas queriam ouvir tudo o que Jesus tinha para ensinar; outras queriam ser curadas e outras ainda queriam apenas estar no meio da multidão e ver o aconteceria, porque Jesus sempre ensinava coisas novas e maravilhosas demais para qualquer pessoa; também curava qualquer enfermidade. Jesus mostrava o poder de Deus e as pessoas não poderiam deixar de se admirar de tudo o que Ele fazia.

Certa vez, numa de suas viagens Jesus chegou a um lugar e viu que uma grande multidão também estava chegando para ouvi-lo. Ele sabia que já era muito tarde e logo a noite cairia, mas viu também que aquelas pessoas tinham vindo de muito longe para vê-lo. Por isso, não queria que elas fossem embora cansadas e com fome, então mandou que os discípulos alimentassem as pessoas antes de mandá-las de volta para suas casas.

Os discípulos se olharam admirados... Conversaram um pouco e depois Filipe (um dos doze discípulos de Jesus) respondeu a Jesus:

— Senhor, para cada pessoa poder receber um pouco de pão, nós precisaríamos gastar mais de duzentas moedas de prata! Como vamos alimentar toda essa gente?

Jesus sabia muito bem o que ia fazer, mas queria testar a fé dos seus discípulos. Então perguntou:
__ O que vocês conseguiram achar de alimentos no meio da multidão?

Eles procuraram... procuraram... até encontrarem um menino com seu lanchinho de cinco pães e dois peixinhos.
Então, André (outro discípulos de Jesus) disse:
— Senhor, encontramos apenas um menino que tem cinco pães e dois peixinhos. Mas o que é isso para alimentar tanta gente?
Jesus disse:
— Digam a todos que se sentem na grama.

Então os discípulos organizaram pequenos grupos e todos se sentaram na grama. Em seguida Jesus pegou os pães ofertados pelo menino, orou agradecendo a Deus e os repartiu com todas as pessoas; Ele fez a mesma coisa com os peixinhos.

Naquele dia, o pequeno lanche do menino alimentou quase cinco mil pessoas. O que era tão pouco, Jesus fez multiplicar e todos comeram à vontade.

Quando já estavam satisfeitos, Jesus disse aos discípulos:

—Recolham os pedaços que sobraram para que nada se estrague.

Eles ajuntaram os pedaços e encheram doze cestos com o que sobrou dos cinco pães. Jesus fez esse milagre com um simples lanche de um menino sem egoísmo.

O menino jamais tinha visto alguém multiplicar pães e peixes, mas mesmo assim, ofereceu tudo o que tinha para Jesus e viu um grande milagre acontecer através da sua pequena oferta.
Recursos visuais:









Trabalhinhos para colorir:












Lembrancinha: Que tal fazer uma pulseirinha para suas crianças, elas com certeza vão adorar essa ideia... Aqui abaixo segue o molde:

Maternal: Lição 11 - Louve a Deus porque Ele cura! ( Pedro e João)

Leitura Bíblica: Atos 3.1-16


Objetivo: O objetivo é que as crianças louvem a Deus por tudo  e porque Ele nos cura.


Frase do dia: "Vamos louvar a Deus porque Ele nos cura."


Palavra-chave: "Cura"


Leitura Bíblica: Atos 3.1-16

1-Certa ocasião, Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, isto é, às três horas da tarde. 
2-E aconteceu que um homem, aleijado de nascença, estava sendo carregado para um dos portões do templo, chamado Portão Formoso. Todos os dias o colocavam ali para pedir esmolas aos que entravam no templo. 
3-Quando viu que Pedro e João iam entrar no templo, pediu que lhe dessem um donativo. 
4-Fixando nele o olhar, Pedro, em companhia de João, disse: “Olha para nós!” 
5-E o homem olhou para eles com atenção, na expectativa de receber deles alguma ajuda.
6-Então, afirmou-lhe Pedro: “Não possuo prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em o Nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ergue-te e anda!” 
7-E, segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se e, naquele mesmo instante, os pés e tornozelos do homem ficaram firmes. 
8-E de um salto pôs-se em pé e começou a andar. Logo em seguida, entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus. 
9-Quando todo o povo o viu andando e adorando a Deus, 
10-reconheceu que era ele, aquele mesmo homem que estivera prostrado junto ao Portão Formoso do templo; e ficaram plenos de temor e perplexidade com o que lhe acontecera. A severa pregação de Pedro 
11-Apegando-se o mendigo a Pedro e João, todo o povo correu maravilhado para junto deles, num lugar chamado Pórtico de Salomão. 

12-Ao perceber isso, Pedro exclamou ao povo: “Varões de Israel, por que vos admirais a respeito disso? Por que estais olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar por nosso próprio poder ou santidade? 
13-O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus dos nossos antepassados, glorificou a seu Servo Jesus, a quem vós entregastes para ser morto e, diante de Pilatos, o rejeitastes, quando este havia decidido soltá-lo.
14-Todavia, vós negastes publicamente o Santo e Justo, e pedistes que um assassino fosse libertado. 
15-Vós matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos. E nós somos testemunhas deste fato. 
16-Pela fé em o Nome de Jesus, o Nome curou este homem que aqui vedes e bem o conheceis; sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este, agora, saúde perfeita, como todos podem observar. 


Maquete:











Recursos visuais:




Trabalhinhos para colorir:











terça-feira, 25 de novembro de 2014

BRANQUINHA, A OVELHINHA DESOBEDIENTE

Baseada em Lucas 15:1-7

História dedicada aos pastores
Esta estorinha é em honra aos nobres e verdadeiros pastores, com titulo e sem titulo que resolveram atender o chamado de Deus e assim dedicar sua vidas ao apascentamento das ovelhas de Jesus que foram entregues aos seus cuidados. Parabéns a todos vocês que tem cuidado e abençoado crianças, jovens e adultos ensinando a Palavra de Deus.

Figura 1

Branquinha era uma ovelhinha muito curiosa e desobediente. Ela fazia parte de um rebanho de 100 ovelhas que eram cuidadas amorosamente por um dedicado pastor. Todos os dias o pastor levava o rebanho para apascentar em verdes campos, mas sempre cuidando delas; não deixava que traspassassem os limites, porque aquela era uma região de animais peçonhentos e selvagens.
Branquinha sempre chegava perto do limite e olhando ao longe pensava:
-Com certeza há plantinhas muito mais deliciosas, bem longe daqui! Meu sonho é um dia fazer dessas plantinhas um saboroso banquete!
O pastor, que a conhecia muito bem, sempre ficava de olho nela e dizia:
-Branquinha, minha pequena! Venha para perto de mim! Você sabe que não deve ir longe.
Então, Branquinha, contrariada, voltava para o rebanho.

Figura 2

Num daqueles dias, o lobo descobriu o lugar onde estavam as ovelhas e logo percebeu a facilidade de se aproximar de Branquinha porque ela sempre se afastava do rebanho e do pastor.
Então, o malvado, maquinou um plano para devorar a Branquinha. Ele se disfarçou de plantinha, se aproximou dela e começou a chamá-la:
-Psiu! Psiu!
-Esta falando comigo? Disse Branquinha procurando quem a chamava.
- Sim!, Respondeu o lobo falseando a voz para simular que eram as plantinhas que estavam falando.
-Plantinhas?…São vocês?
-Sim, somos nós querida ovelhinha!
-Mas que maravilha!  Nunca tinha ouvido plantinhas falar! Esperem ai! Vou chamar o meu pastor! Garanto que ele vai se surpreender!
-Não! Espere ovelhinha. A gente não fala com humanos. Só com ovelhinhas! Respondeu o lobo apavorado.
-Ah que pena!
-Pois é! eu tenho observado muito você por esses dias! Você é uma ovelhinha muito diferente! Disse o mentiroso.
-É mesmo? Respondeu Branquinha toda feliz. – como assim?
-Você é uma ovelhinha “antenada” e inteligente. Vejo que você gosta de explorar novos lugares, e aposto até que você já sabe que depois do vale, lá bem longe… Há umas plantinhas saborosas.
-Sim, claro! Eu sou a única ovelhinha inteligente neste rebanho… E por isso sabia daquelas plantinhas…. Mas, acontece que….
-O que foi querida? Pode falar!
-É que o meu pastor não leva a gente a pastar além do vale, porque disse que é perigoso.
-Pois é, para você ser uma ovelhinha descolada e chic, está faltando mais uma coisa!
-O que, o que?… disse branquinha completamente envolvida na conversa do malvado lobo.
-LIBERDADE! Uma ovelhinha esperta, tem que ser livre. Ser livre é fazer o que você quiser, do jeito que quiser, onde você quiser e quando quiser. Liberdade é fazer tudo o que você tem vontade de fazer!
-É mesmo? Disse Branquinha sem desconfiar.
-Sim! Nós somos umas plantinhas chiques e livres. Você quer ser como a gente?
-Sim quero ser LIVRE!
-Então quer ir com a gente além do vale para comer as plantinhas saborosas que só existem por lá?
-Sim vamos! Respondeu Branquinha empolgada.
E assim o lobo conseguiu enganá-la, afastando-a do rebanho e da proteção do pastor.
Depois de terem caminhado vários quilômetros, Branquinha estava exausta.

Figura 3

Enquanto isso o pastor estava chegando ao redil, e como fazia todos os dias, ele ficou parado na entrada contando as ovelhas à medida que entravam.
-Floco de neve… Rabinho Branco… Docinho… Pinguinho… Orelhinha… Algodãozinho…   e…. Branquinha? Onde está Branquinha? Ela não voltou com o rebanho? Alguém a viu? Gritava desesperado o pastor.
-Oh, não! Sairei à sua procura imediatamente! Disse, enquanto fechava a porta do redil e pegava o cajado em sua mão.
Foi assim que corajosamente o pastor saiu em busca da sua amada ovelha.
Bem longe dali, além do vale, Branquinha ainda caminhava seguindo “as plantinhas chiques e livres”, quando disse:
-Chega de andar, já estou exausta e com muita fome!
-Estamos longe do pastor? Perguntou o lobo.
-Sim, estamos muito longe.
- Então pode comer sim! Venha aqui, coma, coma… Somos muito saborosas, disse o lobo enquanto se preparava para devorar Branquinha.
Sem pensar duas vezes, Branquinha, deu uma mordida nas plantinhas…
-uhggggg!! Que nojo! Vocês são plantinhas falsas, de plástico.

Figura 4

-Sim, mas eu sou um autêntico lobo! Disse o malvado enquanto arrancava o disfarce. Ele começou a perseguir a Branquinha com as suas afiadas garras e temíveis dentes.
-Ah!! É o lobo mau! Socorro! Não Quero ser comida pelo lobo! Pastoooooorrr! Socorro! Gritava Branquinha enquanto corria desesperada com o lobo no seu encalço.
O lobo conseguiu capturar Branquinha e deu uma mordida em seu rabo.
Branquinha pensou que estava tudo acabado, que o seu fim havia chegado, até que de repente…, ouviu a voz do seu amado pastor.

Figura 5

-Solte-a, agora, tire sua mãos imundas da minha ovelha! Gritou o pastor enquanto batia fortemente no lobo com o seu cajado.
Branquinha chorava desconsoladamente com medo de que o malvado lobo ferisse o seu pastor. Depois de muita luta, a amedrontada ovelhinha ouviu a voz do pastor que estendia seus carinhosos braços para ela:
-Está tudo bem Branquinha. Não tenha medo! O perigo já passou. Venha para meus braços. Agora você está segura.
Como Branquinha estava agora feliz nos braços do seu pastor!
E o lobo? Querem saber o que aconteceu com o lobo? Ele ainda está correndo da surra que levou do pastor.

Figura 6

O pastor levou a ovelhinha nos seus ombros até o redil. Ele estava feliz porque a tinha achado, porque a tinha resgatado bem a tempo. Ainda que resgatá-la lhe custara varias mordidas do lobo mau.
A ovelhinha estava muito arrependida e agradecida, e prometeu nunca mais desobedecer nem desconfiar da bondade do seu pastor. Afinal ele arriscara a própria vida valentemente para salvá-la.
Essa noite houve no redil uma grande festa como nunca antes. Porque as ovelhas e o pastor alegraram-se toda a noite. E vieram os vizinhos e os amigos, e até os grilos, os sapos e todos os animais do vale cantaram alegremente com eles. Y essa noite a lua brilhou mais resplandecente que nunca.
Branquinha tinha voltado sã e salva para o rebanho.

“Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.”  (João 10:11)

Escrita e desenhada pela Pastora Gabriela Pache de Fiúza

 Fonte:http://portalsementinhakids.com/