Seguidores

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Dramatização: As mães da Bíblia



  • PERSONAGENS – Dirigente, Narradora, Eva, Joquebede, Noemi, Isabel, Maria – as mulheres da Bíblia devem estar caracterizadas à moda antiga judaica e se apresentarão, uma a uma, a medida que a narradora disser o seu nome.
  • DIRIGENTE – Maio é o mês do lar! Durante os dias deste mês, nossa atenção está voltada para a família , para o lar onde vivemos em amor com os nossos queridos familiares. Para que um lar seja feliz é preciso que Cristo viva no coração de todos os seus componentes; é necessário que a Palavra de Deus seja lida e que seus ensinos preciosos sejam observados. Hoje, veremos algumas mães da Bíblia, ensinando-nos lições importantes para os nossos lares.
  • MÚSICA – Hino “Amor no Lar” – duas primeiras estrofes (nº 395 HNC) – pelos assistentes
  • NARRADORA – (em pé, com uma grande Bíblia na mão, abrindo-a em Gênesis 2 , fala) EVA – a primeira mãe do mundo! – “Disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem , transformou-a numa mulher.”
  • EVA – Quando os meus olhos se abriram e pela primeira vez contemplei o mundo, senti o peso que sobre mim caía. A mim foi dada a responsabilidade de trazer vidas ao mundo. Pensei muitas vezes no que de mim seria dito pelas mães do futuro. Achariam elas que a educação dada a Caim foi defeituosa? Ou se lembrariam mais de Abel? Eduquei-os nos caminhos do Senhor. Infelizmente, Caim procedeu de maneira inversa, razão de seu erro e seu pecado. Alegro-me, no entanto, porque o Senhor se lembrou de mim e me deu a Sete em lugar de Abel. E recordo-me bem que, a partir daquele dia, o nome do Senhor começou a ser invocado. E, então, eu, a primeira mãe do mundo, orgulhei-me de ser MÃE!!!
  • NARRADORA – (abrindo a Bíblia no livro de Provérbios) – JOQUEBEDE - educou seu filho no caminho de Deus – “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
  • JOQUEBEDE - Quando fui obrigada a lançar meu filho às águas, não compreendia, a princípio, porque tinha de fazê-lo. Afinal de contas, todas as mães têm o direito de acalentar seus filhos. Nós, do povo judeu, não tínhamos esse direito. Nossos filhos eram arrancados de nossos braços. Mas Deus tinha um propósito para meu filho Moisés. O Senhor esteve comigo e eu sempre estive com o Senhor. Ele providenciou para que eu educasse Moisés e eu o ensinei a viver em palácios, mas a não se deixar envolver pelos enganos da riqueza. Meu filho foi um grande líder, temente a Deus.
  • NARRADORA – (abrindo a Bíblia e Provérbios 31) – NOEMI – inspirou confiança e sinceridade – “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. A força e a dignidade são os seus vestidos. Fala com sabedoria e a instrução da bondade está na sua língua.”
  • NOEMI – Quando Malom e Quiliom faleceram, minhas noras não se sentiram constrangidas a permanecerem comigo. A confiança e a sinceridade sempre reinaram entre nós. Órfã foi sempre mais calada, é verdade, mas temos que considerar que seu temperamento era assim. Órfã e Rute me amavam a sua maneira, é claro, mas me amavam. Consegui ser mãe para as minhas noras, e pude influenciar a escolha de um novo companheiro para Rute – Boaz, pai de Obede, avô de Jessé, que foi pai de Davi, ancestral de Jesus.
  • NARRADORA - (mesma atitude - Pv 14) – ISABEL – alegrou-se em ser mãe – “A mulher sábia edifica a sua casa., mas insensata com as próprias mãos a derruba.”
  • ISABEL - Meu coração era triste. Tinha um marido que me amava, mas não tínhamos filhos. Procurávamos viver sempre diante de Deus, Certo dia, fomos visitados pelo anjo do Senhor e a nós foi dada a graça de sermos pais da “Voz Que Clama“. Na comunhão que mantínhamos com o Senhor, soubemos da sua missão e o educamos para realizá-la. Do nosso filho foi dito: “Entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista”.
  • NARRADORA – (mesma atitude – Lc 1) – MARIA – compreendeu os planos de Deus para sua vida e para a vida de seu filho – ”Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada”.
  • MARIA – Senti sobre mim a grande responsabilidade de guardar em meu ventre o Filho de Deus. De ser mãe terrena de Jesus Cristo, aquele que veio para dar a salvação a todos quantos crêem.. Compreendi, desde cedo, a minha missão, e procurei a ajuda de Deus na execução desta grande tarefa. A oração foi minha principal arma para que saísse vitoriosa.
  • DIRIGENTE - Acabamos de assistir a um desfile de mães da Bíblia e isso nos alegra porque elas contaram suas experiências para as mães de hoje. A pureza do corpo, da mente e do espírito são importantes para a missão da mulher. As mães precisam depender de Deus: ter comunhão íntima com ele, reconhecer suas limitações, e ter a certeza de que Deus está ao seu lado, pronto para atendê-las em todos os momentos, no lar ou fora dele.
MÚSICA – Hino “Amor no Lar” –três últimas estrofes (nº 395 do HNC) – por todos os presentes.
(Onely Mabel Carneiro e Lidice Feitosa)

sábado, 11 de abril de 2009

História para a Páscoa...


Depois da Ceia, Jesus foi orar no Getsêmani e lá foi traido por Judas, que era um dos Seus discípulos. Ele foi amarrado e preso pelos soldados e levado ao governador para ser julgado.

Depois que Jesus foi interrogado por Pilatos e levado perante a multidão para ser sentenciado, Ele foi chicoteado e levado para ser crucificado a pedido da multidão. A crucifição era a pior maneira de um prisioneiro morrer e Jesus iria injustamente morrer assim.

Jesus carregou sua própria cruz até o Gólgota, o lugar mais alto da cidade. Lá os soldados o crucificaram. Dois ladrões foram crucificados, um a cada lado de Jesus. No alto da cruz de Jesus foi colocada uma tabuleta que dizia:

ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS

Jesus disse:
"Pai, perdoa esses soldados porque eles não sabem o que estão fazendo".

Ao meio-dia começou a escurecer, e toda a terra ficou escura por três horas. E Jesus falou bem alto:

"Meu Deus, meu Deus, por quê me abandonaste?"

Mais tarde, Jesus falou novamente bem alto e depois tombou a cabeça e morreu.

Era quase noite quando um homem rico chamado José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus para sepultá-lo em um túmulo novo de sua propriedade. Pilatos permitiu e mandou soldados para guardarem o túmulo de Jesus.

Era sexta-feira, e logo seria Sábado. Então, tiraram o corpo da cruz e José enrolou o corpo de Jesus em um lençol de linho limpo e o colocou no túmulo. As mulheres que tinham acompanhado José até o túmulo foram para casa e prepararam perfumes e óleos para voltar depois do Sábado.

Jesus descansou no sepulcro durante o Sábado, e no domingo, bem cedinho, as mulheres voltaram para preparar o corpo de Jesus com os perfumes (isto era um costume da época).
De repente houve um grande tremor de terra, e elas perceberam que a pedra que fechara o túmulo havia sido tirada. Quando entraram ali, viram um anjo vestido de branco.

"Não tenham medo,"
disse o anjo.
"Vocês estão procurando Jesus, mas Ele não está aqui.
Ele ressuscitou, como Ele tinha avisado."

As mulheres se lembraram do que Jesus tinha falado e sairam bem depressa dar a notícia para os discípulos.

Por sermos pecadores, nós mereciamos morrer na cruz. Mas por amor a nós, Jesus morreu em nosso lugar para nos presentear com a salvação e a vida eterna.
Ele fez isso porque ama VOCÊ.
VOCÊ é muito especial para Jesus.
Por isso ressuscitou no terceiro dia, no domingo, para mostrar que o mal foi vencido e que se ficarmos ao Seu lado, poderemos ser igualmente vencedores.

Que nesta Páscoa possamos decidir-nos por Jesus e tê-lo como o nosso Melhor amigo. Assim seremos vitoriosos com Ele, e com Ele viveremos por toda a eternidade.
(www.gerandoadoradores.com.br)

Páscoa: Desenhos para colorir...

Linda Mensagem de Páscoa






ORIGEM E SIGNIFICADO DA PÁSCOA





:"A origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bíblia, no livro chamado “Êxodo”. Êxodo significa saída, e é exatamente a saída dos judeus do Egito que esse livro relata.

Quando Ramsés II, rei do Egito, subiu ao trono, apavorou-se com o crescimento do povo de Israel, achando que esse crescimento colocava em risco o seu poder. Essa preocupação, deu início a uma série de ordens e obras levaram os judeus a um período de grande sofrimento.

Conta a Bíblia que Deus, vendo o que se passava com seu povo, escolheu Moisés para tirá-los dessa situação, dando a ele os poderes necessários para o cumprimento da missão. Na semana em que o povo de Israel iniciou sua jornada para sair do Egito, Deus ordenou que só comessem só pão sem fermento e no último dia, quando finalmente estariam fora do Egito seria comemorada a primeira Páscoa, sendo esse procedimento celebrado de geração em geração.

.Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em judaico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí surgiu a palavra Páscoa.

.Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe a receita para que o povo se libertasse dos sofrimentos e das maldades praticadas naquela época.
A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, iluminada e regrada pelos preceitos de Deus.
O domingo de Páscoa marca a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz.

..Hoje, o domingo de Páscoa representa uma oportunidade de fazermos uma retrospectiva em nossas vidas, e estabelecermos um ponto de recomeço, de sermos melhores, de sairmos do "Egito". 



































Desenhos encontrados na net...