Seguidores

terça-feira, 20 de outubro de 2009

José...

-->José era um dos filhos de Jacó
Jose tinha dez irmãos mais velhos que sentiam muito ciúme dele. E tinha também um irmão pequeno que se chamava Benjamim. Jacó amava mais a José que a todos os outros filhos.


Seu pai Jacó, deu a Jose uma túnica nova. Era uma túnica muito especial,de mangas compridas e cores vibrantes. Jacó nunca havia dado aos seus outros filhos uma túnica tão bonita.

O pequeno Benjamim sempre ficava em casa com o pai. E também José muitas vezes ficava. Mas todos os outros, os dez irmãos grandes, estavam o dia todo no campo, para pastorear as ovelhas e as vacas.
Às vezes José também ajudava. Mas ele não gostava de estar com os irmãos, porque sempre eram rudes contra José. Você sabe por quê?
Porque ele ganhou uma roupa tão bonita, e eles, não.
E porque às vezes faziam alguma coisa má, e José contava tudo ao pai.
E, ainda, porque José às vezes tinha uns sonhos esquisitos.
Certa vez José sonhou que ele com seus irmãos estavam num campo de trigo. O trigo já estava cortado. Agora tinha que ser amarrado em feixes. José fez um feixe e colocou-o no campo, mas de repente o feixe se pôs em pé. E os feixes dos irmãos juntaram-se em redor do seu e curvaram-se profundamente diante do feixe de José.
José não podia esquecer este sonho. E contou-o a seus irmãos. Mas estes ficaram muito zangados e disseram: "Sim, isso é que você gostaria, que nós nos curvemos diante de você, que você seja senhor de nós, seu sonhador convencido".

De outra vez, José sonhou uma coisa mais esquisita ainda. Aí desceram do céu o sol, a lua e onze estrelas e curvaram-se à sua frente. Quando José contou este sonho, também seu pai ficou aborrecido com ele e disse: "Menino, menino, que sonhadeira é esta! Você acredita mesmo que todos nós iremos curvar-nos à sua frente, eu, sua mãe e seus irmãos? Isso não é possível!"
Bem, José mesmo também não acreditava exatamente isso; mas que o tinha sonhado, era verdade!

Certa vez os irmãos tinham ido para bem longe com as ovelhas. E de noite não voltaram para casa. Então o pai Jacó disse a José: 'Vá para o lugar onde estão seus irmãos e veja como estão passando. E depois, volte depressa e conte-me tudo. Estou um tanto preocupado por causa deles".
José pôs-se a caminho para procurar seus irmãos. Muito tempo andou errante pelos vastos campos e procurou por toda, parte, mas em nenhum lugar conseguiu achá-los.
Mas, por fim, encontrou um homem que lhe mostrou o caminho. E então achou os irmãos.
Eles também já o tinham visto chegar de longe, os irmãos maus.

"Vejam só", disseram uns aos outros "ali vem o sonhador! Que tal, finalmente o temos! Agora o pai está tão longe. Vocês sabem o que vamos fazer?... Vamos matá-lo, e depois o jogaremos dentro do poço, e diremos ao pai que um animal selvagem o comeu. Então vamos ver qual será o resultado dos seus lindos sonhos".
Mas o irmão mais velho disse: "Não, não façamos isso. Não vamos matá-lo. Vamos jogá-lo vivo dentro do poço". O irmão mais velho chamava-se Rúben. Ele não era tão, mau como os outros, mas tinha medo deles e por isso quis ser bastante esperto. Ele pensava: "Hoje à noite, no escuro, tirarei José às escondidas".
Então agarraram José e o arrastaram consigo. Arrancaram-lhe do corpo suas roupas bonitas e o jogaram no poço. Ele chorou e se lamentou, mas eles não se importaram. Não tinham pena dele.

Felizmente não havia água no poço. José não se podia afogar. Mas também não podia sair. As paredes eram muito altas e lisas. E seu pai não sabia de nada. Estava longe, e não podia ajudá-lo.
José tinha muito medo. Chorava.
Mas então pensou no Pai do céu. Este sem dúvida podia vê-lo. Só Ele podia ajudá-lo.
De repente ouviu vozes de novo. Seus irmãos tinham voltado. Eles o puxaram para cima com uma corda.
Mas que homens estranhos estavam por ali? Tinham consigo camelos que estavam carregados com grandes sacos. Pareciam negociantes vindos de terras estrangeiras. E por que olhavam tanto para José, e o examinavam de todos os lados?
Esses homens estranhos deram dinheiro aos irmãos de José. Então amarraram José com uma corda e levaram-no para junto dos camelos. Só agora José compreendeu o que iria acontecer com ele. Seus irmãos o tinham vendido. Ele foi amarrado a um dos camelos, e desse jeito teve que ir com aqueles homens estranhos.
Ele chorava e gritava: "Ajudem-me, ajudem-me, quero voltar para junto de meu pai!"
Mas os irmãos não tinham pena dele. Rúben veio de volta. Mas era tarde. "Ai, ai", disse Rúben, "que dirá nosso pai?"
Mas os outros já sabiam o que fazer. Eles não tinham medo de uma mentira.
'Mataram um carneirinho e com o sangue lambuzaram as lindas roupas de José. Essa roupa ensangüentada, enviaram com um empregado a seu pai e mandaram perguntar: 'Veja aqui, pai, achamos isto no campo. Não seria a roupa de José?"
Assim lograram o pai. Pois quando Jacó viu a roupa, pensou que José tivesse sido devorado por um animal selvagem.
E Jacó chorava e dizia: "Nunca mais poderei estar alegre, agora meu querido José está morto".
Os mercadores que compraram Jose levaram-no para a terra do Egito. e lá o venderam a um homem rico chamado Potifar.
O tempo passou... José foi preso durante um tempo.



Depois de um tempo, José foi solto por ter interpretado o sonho de faraó e agora Jose era auxiliar do rei.


Certo dia dez homens vieram de um outro país para comprar alimentos e se inclinaram diante de José.
José reconheceu que eram os seus irmãos, mas eles não o reconheceram.

José testou seus irmãos pra ver se eles ainda eram máus, mas persebeu que eles estavam arrependidos de todo o mal que haviam lhe causado.

Então ele disse que era José, o irmão que eles haviam vendido aos mercadores. Seus irmãos pediram perdão por todo o mal que haviam lhe causado. E José perdoou seus irmãos.

José descobriu que seu pai ainda estava vivo e ordenou que toda a familia viesse para o Egito, inclusive seu irmão Benjamim.


Os desenhos foram retirados dos sites:
Escoladominical.net e ebd online.

Um comentário:

  1. Olá querida Bel, a paz!

    Adorei a história com todas as atividades! Adorei também o Sr. Noé!!!! Parabens pelo seu blog e dedicação em investir nas crianças!

    Deus te abençoe e continue te capacitando!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir