Seguidores

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Jonas e a baleia





Texto Bíblico baseado na história de Jonas (TEATRO).
Cenário: Quatro cenas
Cena 1 – Jonas conversando com o amigo.
Cena 2 – Jonas no navio.
Cena 3 – Jonas na barriga do grande peixe.
Cena 4 – Jonas chega até Nínive.
PERSONAGENS
• Jonas
• Amigo
• Narrador 1
• Capitão
• Marinheiro
• Narrador 2
Cena 1 – Jonas e o amigo
Amigo – Bom dia, Jonas, aonde você vai tão apressado ?
Jonas – Resolvi fazer uma viagem.
Amigo – É mesmo ... Deus quer que você vá até a grande cidade de Nínive. As pessoas não estão se comportando
muito bem e Deus quer que elas corrijam a sua maldade.
Jonas – Não, meu amigo, eu não quero ir para Nínive. Lá está uma grande confusão. Eu vou é paraTársis, Lá ninguém
irá me achar, nem o Senhor.
Amigo – Jonas, você ficou maluco! Não seja desobediente! Deus está em todo lugar.
Jonas – Não se preocupe, não vai acontecer nada comigo. Você verá.
Narrador 1 – Jonas se dispôs a ir, mas só para fugir da presença do Senhor. Jonas iria para Társis. Descendo até
Jope, avistou o navio que ia para Társis. Pagou a sua passagem e embarcou. Iria fugir da presença do Senhor.
Cena 2 – Jonas no navio
Capitão: Bom dia! O que o senhor deseja?
Jonas: Estou precisando viajar. Para onde vai?
Capitão: Estamos indo para Társis. Quer ir conosco?
Jonas: Sim! Aqui está a passagem.
Capitão: Fique à vontade, nós já vamos partir.
Missões Estaduais 2007
1 6
Narrador 1: E lá se foi Jonas.
“Mas o Senhor lançou sobre o mar um forte vento.” E assim houve uma grande tempestade. O navio parecia querer
despedaçar.
Capitão: Que tempestade terrível! Vamos pedir ajuda aos deuses para ver se as coisas melhoram. Jogamos quase toda
a carga do navio no mar mas não adiantou nada.
Marinheiro: Capitão, Capitão! Há um homem dormindo no porão. Vamos acordá-lo e pedir ajuda.
Capitão: Jonas, acorde! Peça auxílio a seu Deus, talvez ele nos ajude para que não morramos!
Marinheiro: Vamos lançar sortes e ver de quem é a culpa de tudo isso!
Narrador 1 – “Lançaram sortes e a sorte caiu sobre Jonas.
Capitão: Jonas, o que é isso? Estamos quase afundando! O que você fez de errado?
Jonas: É verdade! Eu desobedeci ao meu Deus e agora estou prejudicando vocês. Se vocês me jogarem no mar ele se
aquietará, pois a culpa dessa tempestade é minha.
Cena 3 – Jonas e o grande peixe
Narrador 2 – “E levantaram a Jonas e o lançaram ao mar”; e “cessou o mar da sua fúria.”.
Capitão: Vamos agradecer ao Deus de Jonas. Ele é mais poderoso do que todos os nossos deuses!
Narrador 1 – “Preparou o Senhor um grande peixe, para que” engolisse Jonas. E Jonas esteve três dias e três “noites no
ventre do peixe.”.
Cena 4 – Jonas vai a Nínive
Narrador 2 – ”Agora é que Jonas estava mesmo em apuros”!
Jonas: Tudo isso está acontecendo por causa da minha desobediência! Vou orar a Deus e pedir que ele tenha misericórdia
de mim.
Narrador 1: “então Jonas de dentro do ventre do peixe orou” ao Senhor, seu Deus. E o grande peixe vomitou Jonas na
terra.
Ninivita: Vejo que você é estrangeiro aqui, o que deseja?
Jonas: O Senhor meu Deus mandou-me vir aqui avisar que daqui a quarenta dias Nínive será destruída!
Ninivita: É mesmo, temos que nos corrigir enquanto é tempo.
Narrador 2 – Os Ninivitas creram em Deus e proclamaram. um jejum e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até
o menor. Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho. E Deus se arrependeu do mal que iria fazer,
e não fez.
Jonas foi transformado e aprendeu a obedecer. Deus usou a obediência e transformação de Jonas para que muitos
pudessem conhecer e celebrar o Senhor de Missões.
Deus ajudou Jonas dentro do ventre do grande peixe. Ele fez com que o grande peixe vomitasse Jonas na praia. Ele tem
todo o poder e não há nada que Ele não pode resolver. Jesus tem o poder de curar e transformar tudo. O difícil e o
impossível não existe. Basta crer e confiar para celebrar a Cristo, Senhor de Missões.









Fonte desenhos: http://sunday-school-fun-zone.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário